• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil

11 de setembro de 2025
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é comando_aviacao_naval.jpg

EsqdHS-1 realiza a entrega dos diplomas Sikorsky aos tripulantes que realizaram resgates reais a bordo do SH-16

No dia 1 de Agosto, foi realizada a entrega dos diplomas “Sikorsky” no 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1), durante a cerimônia dos militares destaques do trimestre. O diploma é concedido pela empresa Sikorsky, fabricante do helicóptero SH-16 Seahawk, e simboliza a coragem e a competência dos aviadores e tripulantes que, em situações adversas, atuam em prol da salvaguarda da vida humana no mar.

Durante o evento, militares agraciados com o diploma foram homenageados por suas participações em operações reais de salvamento, onde a rapidez, a precisão e a confiança na aeronave fizeram a diferença. O SH-16, equipado com tecnologia avançada, permite cumprir missões de resgate em condições críticas, reforçando a relevância da Aviação Naval no apoio humanitário.

A entrega dos diplomas não apenas reconhece feitos individuais, mas fortalece a identidade do EsqdHS-1 como unidade de excelência da Marinha do Brasil. Assim, cada diploma Sikorsky entregue representa o compromisso permanente com o serviço à Nação, estando sempre prontos para cuidar de nossa gente e proteger nossas riquezas. 

EsqdHU-1 realiza treinamento de emergência em simulador de voo do Exército Brasileiro

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral participou, entre os dias 11 e 15 de agosto, de treinamentos de emergência utilizando os simuladores de voo para aeronaves AS350 “Esquilo”, no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté (SP).

Durante os treinamentos, foi possível simular diversas emergências como perda de motor em diferentes fases do voo, pouso com falha do sistema hidráulico, bem como diversas panes a partir das luzes do painel de alarme. Estas situações visam aproximar da realidade o tempo de reação com o qual uma tripulação deve agir para concluir uma emergência com sucesso e segurança. Além disso, os pilotos e fiéis colocaram em prática os princípios do Corporate Resource Management (CRM), debatendo as situações a fim de colaborar com o bom processo decisório e elevar a consciência situacional.

O Programa de Treinamento de Emergências em Simulador, apoiado pela Aviação do Exército Brasileiro, se mostra cada vez mais importância para o treinamento dos pilotos. Ademais, a troca de experiências com os militares do Exército Brasileiro contribuem para a interoperabilidade e fortalecimento de laços entre as Forças, elevando a capacidade operacional do EsqdHU-1.

EsqdHU-1 realiza apoio ao Treinamento Pré-Antártico no CADIM

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) prestou apoio, entre os dias 5 e 8 de agosto, com uma aeronave UH-12, Esquilo, ao Treinamento Pré-Antártico (TPA), organizado pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, a partir do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM). A participação do esquadrão incluiu a realização de uma palestra proferida pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Alexandre Veras Vasconcelos, além de voos de ambientação.
 

A palestra teve como propósito apresentar ao público presente as atividades da Aviação Naval, destacando a experiência acumulada ao longo de 43 anos de operações aéreas no continente antártico. A comunidade científica pôde conhecer de perto as múltiplas tarefas desempenhadas pelo Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) durante a “Operação Antártica” (OPERANTAR), bem como os aspectos de segurança que norteiam essas missões.
 

Na sequência, foi ministrado um briefing detalhado, no qual os passageiros receberam instruções sobre as áreas sensíveis da aeronave e os procedimentos de emergência em caso de ocorrência de crash. Em seguida, pesquisadores participaram de voos de adaptação e ambientação, que permitiram vivenciar, de forma prática, a realidade das operações aéreas em apoio à pesquisa científica na região polar.

EsqdHS-1 participa do Sábado Aéreo realizado no CAvEx

O 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) participou, no dia 9 de agosto, do evento Sábado Aéreo realizado no Comando de Aviação do Exército (CAvEx), que reuniu mais de 60 mil visitantes em uma programação marcada pela interação entre as Forças Armadas e a sociedade.

A programação contou com atividades aéreas e exposições de aeronaves, demonstrando ao público um pouco mais sobre a aviação militar e o trabalho desenvolvido diariamente pelos militares. Entre os destaques, a presença da aeronave SH-16 Seahawk, chamou a atenção pela tecnologia embarcada e pelas missões que desempenha em prol da defesa nacional.

A participação do EsqdHS-1 reforçou a importância da cooperação entre as Forças, evidenciando como Marinha, Exército e Força Aérea atuam de forma integrada em missões de resgate, patrulha e apoio logístico. A população presente pôde tirar dúvidas, conhecer equipamentos de perto e compreender melhor a complexidade das operações aéreas. Esse contato direto contribui para aumentar a confiança e o respeito da sociedade em relação às Forças Armadas, além de inspirar jovens a considerar a carreira militar como uma possibilidade de futuro.

BAeNSPA realiza modernização de Sistema AUDIOSOFT com apoio do PAME

Entre os dias 28 e 8 de agosto, a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) deu um importante passo na modernização de seus sistemas de apoio ao controle de tráfego aéreo, com a atualização do Sistema de Gravação de Coordenação de Tráfego Aéreo (AUDIOSOFT) para uma versão mais recente e robusta. 

A modernização foi conduzida pelo Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) e incluiu, também, treinamentos para a Divisão Técnica da BAeNSPA, que assumirá a responsabilidade pela manutenção do sistema.

Essencial para a segurança das operações aéreas, o Sistema AUDIOSOFT é responsável pela gravação de áudio das comunicações entre os controladores de tráfego aéreo, aeronaves e os aeródromos adjacentes que operam sob a coordenação da BAeNSPA. Com a nova versão, o sistema passou a oferecer gravação, armazenamento, gerenciamento e recuperação de áudios com alta fidelidade, atendendo com excelência aos requisitos técnicos e operacionais das atividades desempenhadas pelo Departamento de Controle de Tráfego Aéreo desta Base (DCTA).

Fonte: ComForAer

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login