1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução avança na qualificação de pilotos para a aeronave IH-18
Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, quatro pilotos do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) participaram, na HELIBRAS, em Itajubá (MG), da fase teórica de qualificação, Ground School, para a aeronave H125 Esquilo, na Marinha do Brasil (MB), denominada IH-18.
Essa é a segunda de três turmas que o Esquadrão enviará para essa etapa do treinamento, dentro do escopo do Projeto TH-X. Após a qualificação teórica, os pilotos seguirão para a fase prática na aeronave IH-18. Durante a semana de estudos, os militares aprofundaram seus conhecimentos sobre a aeronave por meio do manual de voo, abordando procedimentos normais, limitações e emergências.
O H125 é uma versão de alta performance da família monomotor “Esquilo”, com capacidade para operar em condições VFR (Visual Flight Rules) diurnas e noturnas. As aeronaves destinadas à MB serão equipadas com flutuadores, guincho, gancho e maca para missões embarcadas, e oito delas contarão com adaptações para uso de óculos de visão noturna (OVN), piloto automático e rádio altímetro.
Com essa nova turma, o EsqdHI-1 já qualificou oito pilotos no Ground School do IH-18, consolidando os preparativos para a incorporação do novo modelo de helicóptero, prevista para o primeiro semestre de 2025.
1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realiza treinamento de emergência utilizando simuladores de voo do Centro de Instrução de Aviação do Exército
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1), no período de 24 a 27 de fevereiro, realizou treinamentos de emergência utilizando os simuladores de voo para aeronaves “AS350 Esquilo”, na marinha denominada UH-12, no Centro de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté-SP.
Durante o período, os Aviadores Navais treinaram o diagnóstico e cumprimento das possíveis panes do UH-12. Outrossim, também foram simuladas situações que exigiram dos militares o uso de ferramentas de auxílio ao processo decisório como o Corporate Resource Mana-gement (CRM), o que contribui de sobremaneira para a segurança das operações aéreas realizadas pelo Esquadrão no cumprimento de suas tarefas.
O Programa de Treinamento de Emergências em Simulador, apoiado pela Aviação do Exército Brasileiro, tem se mostrado de grande importância para o treinamento dos pilotos e a troca de experiências entre os militares contribuem para a interoperabilidade e fortalecimento de laços entre as Forças, elevando a capacidade operacional do EsqdHU-1.
2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realiza adestramento com Operações Especiais e Mergulhadores de Combate
Nos dias 26 e 27 de fevereiro, o 2º Esquadrão de Heli-cópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav) e o Grupamento de Mergu-lhadores de Combate (GRUMEC), realizou um treinamento de lançamento de paraquedistas e adestramento de rappel no Batalhão Tonelero.
O objetivo da atividade foi aprimorar as habilidades operacionais e a coordenação entre as unidades, além de elevar o nível de capacitação dos pilotos e tripulantes da aeronave UH-15 para a execução dessas manobras. A infiltração por meio dessas táticas é uma estratégia adotada para o rápido desembarque de pessoal e material em áreas de difícil acesso ou onde o pouso das aeronaves não é viável.
Ao realizar este treinamento conjunto, o EsqdHU-2 reforça sua capacidade de apoio às tropas de operações especiais, aprimorando sua prontidão e garantindo maior segurança nas manobras de alto risco.
1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução participa da Vistoria de Segurança de Aviação Dinâmica do Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”
No dia 27 de fevereiro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) apoiou a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) Dinâmica a bordo do Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” (P120), utilizando uma aeronave IH-6B Bell Jet Ranger.
A missão teve como objetivo revisar e aprimorar os procedimentos de Segurança de Aviação, identificando possíveis condições que possam comprometer a segurança operacional. Isso permitiu a implementação de ações corretivas no momento oportuno, além de fortalecer a consciência situacional entre todos os envolvidos nas operações aéreas a bordo do navio.
Durante a operação, foram realizados exercícios simulados de emergência, além de manobras de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB), pick up e VERTREP. As atividades contribuíram para a capacitação dos pilotos do EsqdHI-1 e das equipes do navio, garantindo a continuidade na segurança das operações aéreas embarcadas.
1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução realiza Estágio de Emprego de Armamento com Oficiais-Alunos
O Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) conduziu o Estágio “Hotel” – Emprego de Armamento, parte do Curso de Aper-feiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAvO), utilizando a aeronave IH-6B Bell Jet Ranger III, entre os dias 23 e 27 de fevereiro.
O Estágio foi realizado nas instalações do Centro de Avaliação da Ilha da Ma-rambaia (CADIM), onde os Oficiais-Alunos tiveram a oportunidade de se familiarizar com os perfis de tiro e as técnicas de uso do armamento axial, composto por duas metralhadoras MAG 7,62 mm instaladas na aeronave.
Esse treinamento é essencial para assegurar que os futuros aviadores estejam preparados para atuar nas demandas operacionais dos Esquadrões aos quais serão designados. Além disso, três pilotos do EsqdHI-1, na oportunidade, ampliaram suas qualificações em emprego de armamento.
Aviação Naval participa da missão Lançamento de Armas I – 2025
Entre os dias 17 e 20 de fevereiro, a Aviação Naval protagonizou a primeira missão do ano no “Lançamento de Armas I – 2025”, com a participação de algumas de suas unidades aéreas como, o 1° Esquadrão de Helicópteros Antis-submarino (EsqdHS-1), o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1).
O EsqdHS-1 empregou duas aeronaves SH-16 Seahawk, as quais estavam a bordo do Navio Doca Multipropósito Bahia (G-40) e do Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia (G-25), respectivamente. Na oportunidade, o Esquadrão realizou a maior campanha de lançamento de mísseis da história da Aviação Naval. O alvo de superfície foi o casco do ex-Rebocador classe “Marroig” que após efetuado os disparos, com o impacto bem-sucedido no alvo, levou ao afundamento do navio.
O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) participou da comissão a bordo da Fragata Independência (F-44) com a aeronave UH-12 Esquilo Monoturbina, atuando no esclarecimento e limpeza de área a fim de contribuir para a segurança do exercício de tiro de canhão 4,5” sobre alvo Killer Tomato conduzido pelas Fragatas Independência e União (F-45). Além disso, o EsqdHU-1 realizou a Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB), capacitando os Aviadores Navais e contribuindo para a manutenção do adestramento das Equipes de Manobra e Crache do Navio.
O 1º Esquadrão de Helicópteros de Es-clarecimento e Ataque (EsqdHA-1) participou da comissão com uma aeronave AH-11B Super Lynx, embarcado na Fragata “Defensora” (F-41), onde realizou voos de QRPB diurno e noturno, Operações de Esclarecimento e exercícios de Evacuação Aeromédica além de realizar o registro e avaliação de danos dos mísseis ar-superfície (MAS) PENGUIN lançados pelas aeronaves SH-16 Seahawk.
O exercício teve como objetivo aprimorar o aprestamento da Esquadra Brasileira, por meio do emprego de armamentos a partir de meios navais e aeronavais e evidenciou a sinergia necessária para a consecução de futuras missões e para o fortalecimento da capacidade operacional da Marinha.
Fonte: COMFORAER
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