Grupo Aéreo Naval de Manutenção entrega aeronave UH-15 ao 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral
O Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) entregou no dia 5 de novembro, uma aeronave modelo UH-15 ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2). A entrega ocorreu após a conclusão da inspeção A/T e dos cartões escalonados da inspeção C (de 16 anos) da aeronave N-7108.
As inspeções A/T são revisões programadas em que o helicóptero é submetido a uma série de verificações e manutenções preventivas, essenciais para garantir a segurança e a operacionalidade dos helicópteros. No caso do modelo UH-15, essas inspeções incluem verificações detalhadas dos sistemas de motor, transmissão, rotores, fuselagem e todos os sistemas vitais para operação segura.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto, acompanhado pelo Comandante do GAerNavMan, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Maffei Martins Ramos.
1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque participa da Operação IBSAMAR VIII
Entre os dias 07 e 18 de outubro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) participou da comissão IBSAMAR VIII, embarcado na Fragata “Defensora” (F-41). A operação reuniu as Marinhas do Brasil, Índia e África do Sul, visando aprimorar a cooperação em defesa marítima.
Após os eventos de coordenação e planejamento entre as três Marinhas, que ocorreram em Simon’s Town, África do Sul, os Navios suspenderam para a Fase de Mar, onde foram realizados exercícios combinados entre os Navios, destacando-se manobras táticas, infiltração de elementos de Operações Especiais das Marinhas brasileira e indiana e trânsito sobre múltiplas ameaças, entre outras atividades. A aeronave AH-11B “Super Lynx” desempenhou importante papel nos exercícios, evidenciando a importância do vetor aéreo nas operações de superfície.
A operação IBSAMAR VIII destaca-se como uma relevante iniciativa de defesa marítima, essencial para o fortalecimento das capacidades navais e a interoperabilidade entre as Marinhas participantes.
Ademais, a presença do Brasil nessa operação não apenas reforça a parceria com esses países, mas também contribui para a segurança no Atlântico Sul, promovendo o fortalecimento da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS).
2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral participa da Operação “Furnas 2024”
Entre os dias 16 e 21 de outubro, o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) empregou duas aeronaves UH-15/A na Operação “Furnas 2024”, que ocorreu no “Mar de Minas”, na cidade de São José da Barra (MG).
Durante a operação, o EsqdHU-2 conduziu exercícios de rapel com militares do Corpo de Fuzileiros Navais, permaneceu em alerta para evacuação aeromédica (EVAM) com tripulação qualificada para voo assistido por Óculos de Visão Noturna (OVN) e realizou transporte administrativo.
A participação neste relevante exercício reforçou a prontidão e o preparo do EsqdHU-2 para atuar em defesa do País, bem como evidenciou a ampla gama de possibilidades de emprego e atuação dos seus meios.
1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução presta apoio ao Centro de Instrução de Aviação do Exército
No período de 07 a 24 de outubro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) prestou apoio ao Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), para a realização do Estágio Prático de Pilotagem Tática (EPPT) do Curso de Pilotagem de Aeronaves (CPA) do Exército Brasileiro (EB).
Durante o estágio, os Oficiais-Alunos, sendo 12 do EB, 2 da Força Aérea Brasileira (FAB) e 3 da Marinha do Brasil (MB), realizaram voos de Manobras Básicas de Pilotagem Tática e adestramentos de Maneabilidade da Fração de Helicópteros e de Pista de Progressão Tática.
O apoio do EsqdHI-1 se deu com a disponibilização do hangar para os serviços de manutenção das aeronaves do EB e da sala de aula para a preparação dos Oficiais-Alunos para os adestramentos e voos previstos, contribuindo para a formação da Aviação do Exército.
Fonte: ComForAer
@FFO