1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque realiza exercício de interceptação
O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1), em conjunto com o Navio Aeródromo Multi-propósito “Atlântico” (A-140), participou de um exercício de controle aéreo de interceptação, visando o aperfeiçoamento dos Controladores Aéreos de Interceptação (CAINT) recém-formados no Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML).
O exercício teve como objetivo, além do adestramento dos controladores, destacar o papel importante do binômio aeronave de caça-navio de comando e controle na defesa aeroespacial da Esquadra com a realização de interceptações durante o período noturno, uma ação que não era praticada pelo EsqdVF-1 desde 2019.
O exercício reforça o compromisso da Marinha do Brasil em manter sua prontidão e eficácia operacional, ainda que diante de desafios complexos. Além disso, ressalta a importância da cooperação e integração entre diferentes componentes da Esquadra para garantir a segurança e soberania das Águas Jurisdicionais Brasileiras.
Esquadrão HU-51 realiza pouso a bordo do Navio Oceanográfico Ary Rongel
No dia 5 de abril, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) realizou a missão de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB) no Navio Oceanográfico “Ary Rongel” (H-44).
Os pousos foram realizados em proveito do retorno do H-44 da 42ª Operação Antártica (Operantar), do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Nesta ocasião, seis Aviadores Navais e três Fiéis, do EsqdHU-51, foram requalificados e qualificados em pouso a bordo.
Este feito demonstra o comprometimento e a competência da equipe “Albatroz” na manutenção de sua prontidão para fornecer apoio seguro e eficaz às missões da Marinha do Brasil, sob o Comando do 5º Distrito Naval.
1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral regressa da Operação Antártica
No dia 8 de abril, o Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) e duas aeronaves, modelo UH-17, do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1), regressaram da Operação Antártica (OPERANTAR XLII), durante a qual operaram como aeronaves orgânicas dos Navio Polar Almirante Maximiano (H41) e Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel (H44).
Durante a comissão no continente gelado, o DAE, composto por 18 militares, permaneceu por 183 dias embarcado e as aeronaves UH-17, participando pela quarta vez, atingiram a expressiva marca de 124,7 horas de voo em missões como lançamento e recolhimento de dois acampamentos científicos nas regiões de James Ross e Vega, ambas localizadas na Península Antártica, e mais dois acampamentos nas regiões de Cape Melville e Lions Rump, situadas na Ilha Rei George. Foram realizados ainda voos de reconhecimento de área e o transporte de pesquisadores para procederem a manutenção em estações meteorológicas fixas em terra.
Tendo a OPERANTAR iniciado em dezembro de 82, o cumprimento ininterrupto dessa missão ao longo de 42 anos demonstra o comprometimento e profissionalismo do Esquadrão e coloca a Aviação Naval em evidência no cenário da ciência e pesquisa nacional.
EsqdHU-51 realiza treinamento em simulador no CIAVEX
Na semana de 8 a 12 de abril, pilotos do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) realizaram treinamento em simulador no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEX), localizado na cidade de Taubaté – SP.
Durante esse período, cinco Aviadores Navais, supervisionados e instruídos por uma psicóloga de Aviação e um piloto facilitador, tiveram a chance de empregar uma variedade de recursos oferecidos pelos simuladores da Aviação do Exército Brasileiro para fins de treinamento. Esses simuladores reproduzem de forma bastante fiel as condições reais de voo, situações que não seriam seguras para serem praticadas em aeronaves devido ao potencial risco para o pessoal e equipamento.
Entre as atividades conduzidas, merecem destaque o treinamento em Procedimentos de Emergência e a simulação de diversos cenários para aprimorar o Gerenciamento de Recursos de Cabine (CRM) entre os pilotos. Essas práticas têm como objetivo aprimorar a capacidade dos pilotos em identificar, analisar e reagir rapidamente diante de situações adversas, promovendo assim o aumento da eficácia operacional das tripulações.
1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque participa da Cerimônia de Lançamento do Submarino “Tonelero”
O 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) participou, de forma marcante, da Cerimônia de Lançamento do Submarino “Tonelero”, realizada no dia 27 de março, na Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), no Rio de Janeiro. Após o tradicional evento de batismo do submarino, o EsqdVF-1 abrilhantou a cerimônia com uma passagem baixa.
A presença do EsqdVF-1 reforça a importância da integração e cooperação entre os diversos setores da MB, além de simbolizar a união de meios navais que operam no fundo do mar, na superfície e no espaço aéreo sobrejacente, enfatizando a sinergia e a eficácia dos meios militares em diferentes domínios de operação.
Este marco histórico não apenas celebrou o avanço tecnológico e estratégico representado pelo Submarino “Tonelero”, mas também reafirmou o compromisso do Brasil em fortalecer suas capacidades de defesa e manter relações estratégicas com parceiros internacionais.
1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte participa da Operação Catrimani
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval (Com4ºDN), participou da Operação Catrimani, atuando no suporte logístico e na distribuição de cestas básicas nas terras indígenas da região.
A Operação Catrimani, coordenada pelo Ministério da Defesa e executada em conjunto pelas três Forças Armadas, visou fornecer assistência emergencial às comunidades Yanomami. Ocorrida entre 17 de janeiro e 31 de março, esta Operação foi uma resposta direta às necessidades urgentes das comunidades indígenas, na qual o EsqdHU-41 teve uma participação fundamental.
Ao longo da missão, o EsqdHU-41 contribuiu significativamente para o esforço de distribuição de suprimentos, entregando uma quantidade expressiva de cestas básicas, totalizando 63.468kg e acumulando 174 horas de um comprometimento excepcional com a missão de auxílio humanitário.
2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realiza adestramento de transporte de cargas pesadas com o Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais
No dia 20 de março, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) realizou o transporte de dois Obuseiros 105mm – Light Gun em um adestramento conjunto com o Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais (BtlArtFuzNav), na pista da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.
Durante o evento, a aeronave UH-15 N-7203 realizou quatro circuitos transportando a guarnição de Fuzileiros Navais armados e equipados e a respectiva peça de artilharia com o peso de 1.850 kg.
O exercício teve como propósito manter o adestramento dos militares do BtlArtFuzNav, pilotos e tripulantes do EsqdHU-2 no helitransporte de Bateria de Obuseiro e sua guarnição, permitindo sua rápida evolução no interior de uma cabeça de praia.
2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realiza adestramento de infiltração de tropa com o Grupamento de Mergulhadores de Combate
No dia 19 de março, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) realizou, com a aeronave N-7102, modelo UH-15, os exercícios de infiltração de tropa empregando os métodos de helocasting e tethered duck, com o Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), na Lagoa de Juturnaíba, localizada entre os municípios de Silva Jardim e Araruama-RJ.
O treinamento objetivou qualificar e elevar o nível de adestramento dos pilotos, tripulantes de voo das aeronaves e dos elementos de Operações Especiais na consecução de tais manobras. O helocasting e o tethered duck são métodos de infiltração aquática utilizados pelas forças militares para o rápido desembarque de pessoal e material em locais de difícil acesso ou onde o pouso da aeronave é impossível.
2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realiza exercício de resgate com tripulantes do GSAR
No dia 19 de março, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) realizou um adestramento com o Grupo de Tripulantes Aéreos de Resgate (GSAR) simulando as manobras e procedimentos para o resgate de pessoal com a aeronave.
O adestramento foi realizado na pista de grama da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia utilizando a maca e o cesto, simulando o resgate em uma embarcação pequena, veleiro ou submarino. Para tal, foi utilizada a técnica conhecida como hi-line, que reduz a exposição dos resgatistas, da vítima e da aeronave.
Além de contribuir para o preparo e prontidão do EsqdHU-2, o exercício em conjunto com o GSAR proporcionou a qualificação de mais quatro militares para atuarem como Tripulantes Aéreos de Resgate (TAR), ampliando a capacidade de cumprimento das missões de Busca e Salvamento (SAR) da Força Aeronaval.
Fonte: MB/ComForAer
@FFO