• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil

16 de dezembro de 2023
Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil

1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque participa do Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023

No período de 29 de outubro a 17 de novembro, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1), empregando as aeronaves N-1004 e N-1021, participou do Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023, operando a partir da Base Aérea de Santa Maria (BASM).

O exercício consistiu em um treinamento envolvendo a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, com vistas ao adestramento conjunto das tripulações de Unidades de Defesa Antiaérea das três forças, bem como à consolidação da doutrina de missões aéreas compostas, incrementando as capacidades das Forças Armadas Brasileiras.

O exercício contou com a participação de mais de 30 aeronaves de diversos modelos e de meios antiaéreos, apoiados tanto pela Base Aérea de Canoas quanto pela BASM.

A participação do EsqdVF-1 no Exercício reveste-se de significativa importância, uma vez que serve de preparação para o maior exercício de caráter aéreo da América Latina, a CRUZEX-2024, que pode vir a contar com a participação de mais de 15 países. Nossos “Falcões” foram empregados em treinamentos de ataque a alvos terrestres e voo de formatura, operando de forma integrada a meios da FAB.

O emprego das aeronaves nesse tipo de operação é fundamental para a interoperabilidade entre as FFAA e meios do país, incrementando a cultura e doutrina de emprego de meios aéreos em um cenário contestado, reafirmando a prontidão do EsqdVF-1 e da Marinha do Brasil.

Comando da Força Aeronaval participa da PASSEX 2023 com a Marinha Francesa

No período de 20 a 23 de novembro, o Comando da Força Aeronaval, representado pelo 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) e pelo 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1), participou da comissão PASSEX com o FS BRF JACQUES CHEVALLIER (A-725) da Marinha Francesa, ambos Esquadrões operando a partir do Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico (A-140).

O EsqdHU-2, empregando as aeronaves UH-15 (N-7107) e AH-15B (N-4102), realizou qualificação e requalificação de pouso a bordo diurno, transporte administrativo e infiltração de Mergulhadores de Combate, pelo método Fast Rope, no convoo do navio francês.

O EsqdHS-1, empregando duas aeronaves modelo SH-16 (N-3036) e (N-3037) realizou Cross Deck, Pick-Up e transporte administrativo com o navio francês, além de adestramentos de pouso diurno e noturno com uso de Óculos de Visão Noturna (OVN), Controle de Helicópteros na Cobertura (CHC) e ataques vetorados.

O navio JACQUES CHEVALLIER é o primeiro do programa conhecido como “Bâtiment Ravitailleur de Forces” (BRF), no qual 4 navios da classe Vulcano modificados foram encomendados para substituir seus navios-tanque Classe Durance entre 2023 e 2029, com maiores capacidades e equipamentos modernos para dar suporte ao grupo de aviação constituído em torno do porta-aviões.

1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas realiza voo em apoio as Operações Especiais

No dia 22 de novembro, o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1), realizou voo de Vigilância e Reconhecimento em apoio ao exercício INCURSEX, conduzido pelo Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero).

As imagens providas pela Aeronave RQ-1 “ScanEagle” foram transmitidas em tempo real para o Centro de Operações e Combate e para os elementos de Operações Especiais no terreno, possibilitando o aumento da consciência situacional por parte do Comando e Controle do exercício e de seus executores.

2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realiza Exercício de Tiro na Marambaia

No dia 22 de novembro, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) realizou exercício de tiro lateral com metralhadora calibre 7.62mm, a partir da aeronave AH-15B Super Cougar, no Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia.

O exercício faz parte do Programa de Adestramento da Unidade Aérea e tem por objetivo manter e aprimorar a capacidade operacional do Esquadrão na referida atividade, contribuindo para o aprestamento dos meios da Força Aeronaval. Na ocasião, quatro militares do EsqdHU-2 foram qualificados e estão aptos ao manuseio e utilização da metralhadora da aeronave.

Fonte: ComForAer

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login