1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino Participa da Missão “TROPICALEX 2023”
O 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) realizou, entre os dias 18 e 29 de setembro, embarque com duas aeronaves SH-16 “Seahawk” no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A-140), em proveito da comissão “TROPICALEX 2023”. Durante a comissão, foram realizados voos de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB) noturno e diurno, exercícios de Guerra Antissubmarino (Anti-Submarine Warfare – ASW) diurno e noturno, exercícios de “Trânsito sobre Múltiplas Ameças” com emprego das aeronaves na Guerra Antissuperfície (Anti-Surface Warfare – ASuW) e exercício de simulação de Evacuação Aeromédica (EVAM) junto à Fragata Constituição (F-42).
Ressalta-se que, pela primeira vez, a aeronave SH-16 realizou um voo ASW noturno assistido por Óculos de Visão Noturna (OVN) a partir do A-140 e, também de forma inédita, um pouso no arquipélago de Abrolhos.
A referida comissão contribuiu para qualificação e requalificação de três pilotos em pouso a bordo diurno e dois pilotos em pouso a bordo noturno assistido por OVN. Nos diversos exercícios operativos em que as aeronaves foram utilizadas, evidenciou-se a versatilidade das aeronaves SH-16 em cumprimento das tarefas atribuídas.
1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas Realiza Voo Inédito Durante a Operação TROPICALEX 2023
Durante a Operação TROPICALEX 2023, o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas empregou sua aeronave remotamente pilotada RQ-1 ScanEagle para realização de Operações de Esclarecimento no Teatro de Operações (TO). As imagens e as informações obtidas eram transmitidas em tempo real para o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, contribuindo para a compilação do quadro tático e para a elevação da consciência situacional da Força.
O exercício, conduzido também no período noturno, representou importante marco para o Esquadrão, por se tratar de sua primeira operação realizada em conjunto com outros meios da Esquadra.
Grupo Aéreo Naval de Manutenção Prontifica PMGA da Aeronave N-7052 do 1º Esquadrão de Helicópteros do Oeste
Após extenso período geral de manutenção, realizado no Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GaerNavMan), foram cumpridas profundas inspeções estruturais, pintura geral, serviços de estofaria, troca total da cablagem e incorporação de diversas melhorias prontificando a aeronave N-7052 do 1º Esquadrão de Helicópteros do Oeste (EsqdHU-61).
Neste contexto, ressalta-se que a referida inspeção resultou em considerável economia de recursos quando comparada à contratação em 4º escalão, procedimento anteriormente adotado
Grupo Aéreo Naval De Manutenção Realiza Entrega de Aeronaves do 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque e do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste
No dia 14 de setembro, o Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) realizou a entrega de uma aeronave modelo AH-11B (N-4005) ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) e de uma aeronave modelo UH-12 (N-7052) ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61).
A aeronave N-4005 foi entregue após a finalização da inspeção calendárica de “60 semanas” e a aeronave N-7052 após a extensa inspeção “Charlie”, realizada a cada 12 anos. Cabe ressaltar que esta última inspeção observou economia considerável de recursos quando comparada à contratação em 4º escalão, procedimento anteriormente adotado.
Para marcar as entregas dos meios, foi realizada uma singela cerimônia, presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto, acompanhado pelo Comandante do GAerNavMan, Capitão de Mar e Guerra Guilherme Conti Padão. O evento também contou com a presença do Comandante do EsqdHA-1, Capitão de Fragata Rafael Cabral Ribeiro da Silva, do Comandante do EsqdHU-61, Capitão de Fragata Gustavo Ramalho Soares e das equipes que trabalharam nas referidas inspeções.
1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte Resgata Pescadores à Deriva em São Luiz (MA)
No dia 20 de setembro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) concluiu com sucesso o resgate de sete tripulantes de uma embarcação pesqueira, que se encontrava a 226 quilômetros da capital de São Luiz (MA).
O barco saiu do município de Camocim (CE), no dia 04 de setembro, para realizar atividade de pesca, no entanto apresentou falha mecânica no sistema de governo, ficando à deriva. O resgate teve apoio da Capitania dos Portos do Maranhão, do Corpo de Bombeiros do Maranhão, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luiz e da Base Aérea de Belém (BABe), onde se localiza o EsqdHU-41.
CIAAN realiza primeiro curso especial para qualificação de Operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas
O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) realizou o primeiro curso especial para qualificação de Operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), o C-Esp-ARP-EaD.
Orientado pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), militares da DCTIM, do CIAAN, do CeIMSPA e da BAeNSPA somaram esforços para disponibilizar o referido curso na modalidade EaD, de modo a otimizar os processos acadêmicos e racionalizar a aplicação da força de trabalho, lançando mão, inclusive, de ferramentas de Inteligência Artificial (IA).
Nesta primeira turma, 417 militares, entre Oficiais e Praças dos diversos Corpos e Quadros da Marinha, concluíram o curso com aproveitamento, permitindo que 140 Organizações Militares da Marinha do Brasil fossem contempladas com pessoal qualificado em operação de ARP de até 25 kg e que operam até 400 pés de altura.
1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte realiza exercício de tiro com metralhadora lateral
No período de 14 a 18 de setembro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) realizou exercício de tiro com metralhadora lateral, calibre 7.62mm, a partir da aeronave UH-15.
O adestramento ocorreu no Estande de tiro de Maxaranguape, no Rio Grande do Norte, contando com o apoio da Força Aérea Brasileira, em especial do 1°/8° Grupo de Aviação.
1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte realiza exercício combinado com Navio da Marinha Nacional da França
No dia 9 de setembro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), realizou exercício combinado com a Marinha Nacional da França.
Por ocasião do exercício, uma ANV UH-15 Super Cougar simulou uma evacuação aeromédica (EVAM), a partir do navio LA RÉSOLUE, utilizando-se da técnica de hi-line, que permite manter navio e helicóptero alinhados para a rápida remoção de vítimas.
1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino realiza embarque no “NAM Atlântico” para Vistoria de Segurança de Aviação
O 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) realizou, entre os dias 11 e 13 de setembro, o embarque no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A-140) para apoiar a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) com a aeronave SH-16 “Seahawk” N-3037 sendo empregada em diversos exercícios durante esse período. Foram realizados voos de aproximação controlada e autocontrolada, tanto no período diurno quanto noturno e Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB).
O A-140 empregou seu recurso de Emergency Low Visibility Approach (ELVA) para treinamento de recolhimento de aeronaves em aproximação com baixa visibilidade, tal qual o A-140 utiliza-se de fumígenos para facilitar a visualização da esteira do navio. Além disso, pela primeira vez uma aeronave foi empregada em um voo assistido por Óculos de Visão Noturna (OVN) no período de madruga, antes do nascer do sol, para aproximações controladas a bordo do NAM Atlantico. Tal fato corrobora com a busca que o Esquadrão tem feito para consolidação de sua capacidade operacional no uso desse equipamento no âmbito da Força Aeronaval.
Fonte: ComForAer
@FFO