• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil

5 de agosto de 2023

Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. Resenha de notícias da Aviação Naval Brasileira.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é comando_aviacao_naval.jpg

Comandante da Força Aeronaval se despede da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia

O Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, Comandante da Força Aeronaval desde 7 de abril de 2022, despediu-se de toda a tripulação da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).

A formatura aconteceu no último dia 13/07, no Departamento de Controle do Tráfego Aéreo (DCTA), quando o Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia entregou-lhe uma lembrança – uma placa do Sistema X4000, utilizado no controle do tráfego aéreo.

Na ocasião, o Almirante Fonseca Junior teve a oportunidade de conhecer o novo sistema de controle de Tráfego Aéreo, Sagitário, que ainda está sendo recebido pela BAeNSPA da empresa ATECH.

1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte participa da Missão ALAMAR 2023

O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) em conjunto com o Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAV – Esquadrão Netuno) da FAB e com o Navio Pampeiro (P-12) do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizaram em 22/07 exercícios conjuntos de Busca e Salvamento.

O objetivo foi ampliar a interoperabilidade, padronização de procedimentos e fundamentação doutrinária entre as Unidades Operacionais envolvidas, possibilitando ainda avaliar a adequabilidades dos atuais processos de comunicação e controle necessários à consecução de missões nos cenários propostos.

Durante a atividade, a fim de aumentar o nível de realismo no treinamento das missões de Busca e Salvamento, foi simulado um cenário de homem ao mar e destroços de embarcações na água, o qual foi identificado por um P-95M da Força Aérea Brasileira (FAB) e sendo o náufrago resgatado pelo helicóptero UH-15 do EsqdHU-41, utilizando o método de resgate pelo cesto.

1° Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotas participa de operação de busca de Salvamento

No período de 27 a 31 de julho, em apoio à Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio, o 1° Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) foi acionado para cumprimento do Incidente SAR SSE n° 027/2023, nas proximidades da cidade de Arraial do Cabo-RJ, a fim de realizar a busca de um veleiro e seus dois tripulantes.

As aeronaves RQ-1 ScanEagle foram lançadas a partir da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e realizaram um total de 26,3 horas de voo em uma área aproximada de 330 MN².
Sua capacidade de permanecer durante grande tempo na área de busca, aliado ao sensor eletro-óptico de grande alcance e a capacidade de geolocalização do sistema, permitem uma localização mais precisa e eficaz do objetivo pretendido na missão de Busca e Salvamento (SAR – Search and Rescue).

Como principais possibilidades de emprego da aeronave RQ-1 ScanEagle, além das missões SAR destacam-se a execução de tarefas de IVR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), tais como em apoio ao Controle do Tráfego Marítimo na Amazônia Azul, em conjunto com Forças Especiais e Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque realiza primeiro voo de adestramento assistido por Óculos de Visão Noturna (OVN)

No dia 5 de julho de 2023, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) alcançou um marco significativo após concluir a qualificação de uma equipagem completa, e realizar o primeiro voo de adestramento assistido por Óculos de Visão Noturna (OVN) com sua própria tripulação.

Na ocasião, a aeronave N-4003 foi conduzida por dois pilotos e o fiel, todos qualificados nesse tipo de voo. Após empreender esforços para restabelecer tal capacidade, a partir da presente data, o EsqdHA-1 recupera sua autonomia na condução dos voos e capacitação de seus tripulantes em voos assistidos por OVN.

Este feito, demonstra o compromisso do Esquadrão em manter-se pronto para as operações aéreas embarcadas nos atuais e nos futuros meios de superfície da Esquadra.

Fonte: Marinha do Brasil

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login