Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. Resenha de notícias da Aviação Naval Brasileira.
Comandante da Força Aeronaval se despede da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia
O Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, Comandante da Força Aeronaval desde 7 de abril de 2022, despediu-se de toda a tripulação da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).
A formatura aconteceu no último dia 13/07, no Departamento de Controle do Tráfego Aéreo (DCTA), quando o Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia entregou-lhe uma lembrança – uma placa do Sistema X4000, utilizado no controle do tráfego aéreo.
Na ocasião, o Almirante Fonseca Junior teve a oportunidade de conhecer o novo sistema de controle de Tráfego Aéreo, Sagitário, que ainda está sendo recebido pela BAeNSPA da empresa ATECH.
1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte participa da Missão ALAMAR 2023
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) em conjunto com o Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAV – Esquadrão Netuno) da FAB e com o Navio Pampeiro (P-12) do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizaram em 22/07 exercícios conjuntos de Busca e Salvamento.
O objetivo foi ampliar a interoperabilidade, padronização de procedimentos e fundamentação doutrinária entre as Unidades Operacionais envolvidas, possibilitando ainda avaliar a adequabilidades dos atuais processos de comunicação e controle necessários à consecução de missões nos cenários propostos.
Durante a atividade, a fim de aumentar o nível de realismo no treinamento das missões de Busca e Salvamento, foi simulado um cenário de homem ao mar e destroços de embarcações na água, o qual foi identificado por um P-95M da Força Aérea Brasileira (FAB) e sendo o náufrago resgatado pelo helicóptero UH-15 do EsqdHU-41, utilizando o método de resgate pelo cesto.
1° Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotas participa de operação de busca de Salvamento
No período de 27 a 31 de julho, em apoio à Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio, o 1° Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) foi acionado para cumprimento do Incidente SAR SSE n° 027/2023, nas proximidades da cidade de Arraial do Cabo-RJ, a fim de realizar a busca de um veleiro e seus dois tripulantes.
As aeronaves RQ-1 ScanEagle foram lançadas a partir da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e realizaram um total de 26,3 horas de voo em uma área aproximada de 330 MN².
Sua capacidade de permanecer durante grande tempo na área de busca, aliado ao sensor eletro-óptico de grande alcance e a capacidade de geolocalização do sistema, permitem uma localização mais precisa e eficaz do objetivo pretendido na missão de Busca e Salvamento (SAR – Search and Rescue).
Como principais possibilidades de emprego da aeronave RQ-1 ScanEagle, além das missões SAR destacam-se a execução de tarefas de IVR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), tais como em apoio ao Controle do Tráfego Marítimo na Amazônia Azul, em conjunto com Forças Especiais e Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque realiza primeiro voo de adestramento assistido por Óculos de Visão Noturna (OVN)
No dia 5 de julho de 2023, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) alcançou um marco significativo após concluir a qualificação de uma equipagem completa, e realizar o primeiro voo de adestramento assistido por Óculos de Visão Noturna (OVN) com sua própria tripulação.
Na ocasião, a aeronave N-4003 foi conduzida por dois pilotos e o fiel, todos qualificados nesse tipo de voo. Após empreender esforços para restabelecer tal capacidade, a partir da presente data, o EsqdHA-1 recupera sua autonomia na condução dos voos e capacitação de seus tripulantes em voos assistidos por OVN.
Este feito, demonstra o compromisso do Esquadrão em manter-se pronto para as operações aéreas embarcadas nos atuais e nos futuros meios de superfície da Esquadra.
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO