Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. Resenha de notícias da Aviação Naval Brasileira.
1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) concluiu a Instrução Prática de Voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAvO) das Turmas 2020 e 2021,no dia 21 de novembro, o regresso da esquadrilha composta por cinco aeronaves IH-6B marca o término do Estágio Juliett.
O estágio consiste numa viagem operativa até Natal – RN, na qual os Oficiais Alunos tem a oportunidade de consolidar todos os ensinamentos adquiridos ao longo do curso, ao realizar aproximações, pousos e decolagens nos aeroportos da Costa brasileira.
Dessa forma, o EsqdHI-1 cumpriu mais esta missão, entregando oito novos Aviadores Navais para a Marinha do Brasil.
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral auxiliou o Corpo de Bombeiros de Cabo Frio – RJ no combate ao incêndio localizado na Estrada de Guriri, nas proximidades do bairro Peró, nos dias 11 e 12 de novembro.
A aeronave modelo UH-12 Esquilo, configurada com Bambi Bucket, que consiste num dispositivo similar a um “balde”, com grande capacidade de armazenagem de água, transportado pela aeronave e que atinge com mais intensidade e volume o fogo, decolou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e coordenou as ações de combate junto à aeronave dos Bombeiros de modo que pudessem atacar mais de um foco ao mesmo tempo.
Além das duas aeronaves havia, em terra, uma equipe dos bombeiros tentando impedir o avanço do fogo com seus caminhões de combate ao incêndio e tratores, os quais tentaram delimitar a área em chama.
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) participou da Operação PROTRINDADE VI, entre os dias 07 e 21 de novembro.
A operação foi constituída por voos de transporte de pessoal em apoio ao Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade (PROTRINDADE), coordenado pela Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (SECIRM), bem como à premiação de um grupo de estudantes do Rio Grande do Sul, vencedores da feira científica “Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia” (MOSTRATEC).
O Esquadrão operou com a aeronave N-7087, e com um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) no Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha”, pertencente ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), subordinado à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN).
Além dos eventos previstos em apoio ao Posto Oceânico da Ilha da Trindade (POIT), que ocorrem geralmente a cada bimestre, foi realizado o reestabelecimento do pavilhão nacional na Ilha Martin Vaz, localizada 25MN a leste da Ilha da Trindade. Nesta localidade, o acesso é possível apenas por este meio, sendo este o ponto mais a leste do território brasileiro, a cerca de 600MN de distância da cidade de Vitória – ES.
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO