Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia presta apoio ao Estágio Prático da Pilotagem Tática do CIAVEX
Entre 22 de outubro e 05 de novembro, a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) recebeu e apoiou militares da Aviação do Exército para a realização do Estágio Prático de Pilotagem Tática do Curso de Pilotagem de Aeronaves do EB.
Com um total de 18 Oficiais Alunos, 12 instrutores e militares componentes da equipe de terra e 7 aeronaves, a BAeNSPA proveu todo apoio de alojamento, alimentação e infraestrutura aeroportuária.
Durante o estágio, os Oficiais Alunos colocaram em prática as Manobras Básicas de Pilotagem Tática, Pista de Progressão Tática e Maneabilidade da Fração de Helicópteros, voando no espaço aéreo sob responsabilidade da OM.
O apoio da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia também compreendeu o controle de tráfego aéreo das aeronaves durante as manobras e a preocupação com a segurança de voo, contribuindo para o sucesso das operações aéreas do EB.
1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral participa de treinamento de emergências em simulador de voo no Centro de Instrução de Aviação do Exército
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) enviou seis Aviadores Navais para conhecer e realizar treinamentos nos simuladores de voo do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).
Durante o período, os pilotos do EsqdHU-1 tiveram a oportunidade de utilizar todas as capacidades dos simuladores da Aviação do Exército Brasileiro, que em muito se assemelham às condições reais de voo, como por exemplo, procedimentos de emergência para as aeronaves modelo Esquilo Monoturbina (UH-12), bem como treinar, pela primeira vez, os procedimentos segundo regras de voo por Instrumento (IFR) empregando as ferramentas que dispõe o simulador.
A troca de experiências e o intercâmbio de conhecimentos com os militares do Exército Brasileiro contribuem para a manutenção da interoperabilidade e para o estreitamento de laços entre as duas Forças, elevando a capacidade de operação do EsqdHU-1.
1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução visita Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco
O 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) realizou um pouso no campo de esportes da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE), a fim de familiarizar os futuros Marinheiros com as atividades da Aviação Naval, bem como motivá-los com a carreira.
Com uma tripulação composta por dois pilotos e um fiel, dentre eles o Comandante do Esquadrão, Capitão de Fragata (FN) Irvaldo Santos de Oliveira, a aeronave IH-6B, N-5043 esteve exposta para exibição proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecer de perto a aeronave Bell Jet Ranger III, operada pelo EsqdHI-1.
Durante a visita foi ministrada uma palestra, apresentando um breve histórico da Aviação Naval, a estrutura do Complexo Aeronaval e as especificidades da carreira.
Contribuindo para a futura escolha de carreira dos alunos da EAMPE e com o adestramento operativo dos pilotos do Esquadrão, a missão teve seus objetivos atingidos, representando também um ganho para ambas os centros de formação.
CIAAN realiza Cerimônia de Formatura do Curso de Aperfeiçoamento para Praças da Aviação
O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) realizou a Cerimônia de Formatura do Curso de Aperfeiçoamento para Praças da Aviação, Turma 1/2021, entregando 146 Sargentos Aperfeiçoados, prontos para desempenharem suas atividades em prol da Aviação Naval.
Na ocasião, foram entregues os prêmios escolares e a Medalha Almirante Saldanha da Gama aos primeiros colocados de cada especialidade.
A cerimônia, que foi restrita ao público interno, em virtude das medidas de combate à proliferação do novo coronavírus, contou com a presença do Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, Comandante da Força Aeronaval, dos Titulares das Organizações Militares do Complexo Aeronaval, Chefes de Departamento e instrutores envolvidos na formação dos alunos.
Fonte: ComForAer
@FFO