Em 10 de novembro, o DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB), informou o falecimento do Suboficial Reformado Francisco Drezza, o primeiro Controlador de Tráfego Aéreo do Brasil.
Nascido em 09 de outubro de 1924, o SO Drezza se formou na primeira turma de Controladores da Escola Técnica de Aviação (ETAv), em 1945, e é considerado um dos fundadores da Torre do Aeroporto de Congonhas, São Paulo (SP). Seu olhar atento e seu profundo conhecimento permitiram que participasse da confecção das primeiras Cartas de Navegação Aérea do Controle de Aproximação de São Paulo.
Sempre prezando pela excelência no cumprimento de sua missão, Drezza sempre foi – e sempre será – um exemplo para todos os Controladores.
Este militar que marcou a história da Força Aérea Brasileira, no alto dos seus 96 anos de idade, partiu na manhã da terça-feira (10). O DECEA deixa aqui uma mensagem do próprio Drezza, para os seus companheiros de carreira:
“Não me importa que os atuais controladores de tráfego aéreo não me conheçam e não saibam nada sobre mim. O que importa é que sigam com firmeza essa trilha. Homens passam. Fica somente a história e a consequência dos seus atos” – Francisco Drezza.
@FFO