Noruega vende seus F-16 para a Draken. O governo norueguês anunciou no dia 2 de dezembro de 2021, a venda de 12 Lockheed Martin F-16 da Norske Luftforsvaret (Royal Norwegian Air Force – RNoAF) . A Norwegian Defense Materiel Agency assinou um contrato com a empresa norte-americana Draken International para vender até 12 aeronaves, que serão usadas para treinamento dissimilar e aggressor nos Estados Unidos.
Com a introdução do Lockheed Martin F-35A, a Norwegian Defence Materiel Agency foi incumbida pelo Ministério da Defesa em setembro de 2019 de começar os preparativos para aposentar os F-16 remanescentes até o final de 2021, e, potencialmente, vendê-las a outro usuário militar ou privado.
A venda formalizada com a Draken no dia 22 também incluí equipamentos necessários à sua operação, manuais de demais itens manutenção. Os F-16 devem ser entregues à Draken International em 2022, após a manutenção de pré-entrega feita na Noruega, pela própria RoNAF.
Para fechar o negócio, ainda é necessária a aprovação dos EUA (end user), que não deverá ser um impasse, face a empresa ser americana (sede na Flórida) e o Departamento de Estado dos Estados Unidos ter interesse na conclusão do negócio, uma vez que os F-16 também irão beneficiar as Forças Armadas dos EUA, que mantém um contrato com a Draken para treinamento dissimilar aggressor.
O Ministério da Defesa da Noruega também deixou claro o seu desejo de que os F-16 restantes de sua frota continuem sendo usados por outros membros da OTAN. De acordo com o MD Norueguês, as discussões com aliados da OTAN sobre a venda de outros 20 F-16AM/BM da RNoAF ainda estão em andamento, sem contudo, informar se há interessados e quem seriam os potenciais compradores.
Após mais de 40 anos de operações em mãos norueguesas, os F-16 estão prontos para se despedir da RNoAF! A A Real Força Aérea Norueguesa adquiriu ao todo 76 F-16A/B que foram modernizados (MLU) ao longo dos anos para o padrão F-16AM/BM. Hoje cerca de 33 estão no inventário, sendo 28 AM e 5 BM.
@CAS