Noruega recebeu todos seus 52 caças F-35A Lightning II. A Lockheed Martin entregou os últimos caças F-35A Lightning II para a Força Aérea Real Norueguesa (RNoAF), completando os 52 aviões originalmente encomendados. Com isto, a Noruega se torna a primeira nação do programa F-35 JSF a receber todas as aeronaves planejadas.
As três últimas aeronaves foram entregues pela fabricante norte-americana em 1º de abril de 2025. Duas aeronaves partiram para a Estação Aérea de Ørland, na Noruega, enquanto uma permanecerá por mais um período nos EUA para contribuir com os testes do novo míssil JSM.
“O F-35 é o melhor caça do mundo e estou muito satisfeito que recebemos o último dos 52 caças que a Noruega encomendou da Lockheed Martin. A aeronave garante que possamos afirmar a soberania norueguesa e manter um controle ainda melhor sobre nossas áreas em terra, no mar e no ar”, afirmou Tore O. Sandvik, Ministro da Defesa da Noruega.
A Noruega foi o primeiro dos 20 países que encomendaram os caças de quinta geração Lockheed Martin F-35 a receber todas as aeronaves.
“O recebimento do último F-35 representa um marco significativo para as Forças Armadas Norueguesas. Este é o resultado de muitos anos de trabalho dedicado e estreita colaboração em todo o setor de defesa. Juntos, garantimos que a Noruega tenha uma capacidade de aeronave de combate moderna e voltada para o futuro que fortalecerá nossa segurança nacional nas próximas décadas”, disse Gro Jære, Diretora de Material de Defesa.
Em 2008, a Noruega selecionou o F-35A como sua futura aeronave de combate de primeira alinha. O primeiro caça pousou na Base Aérea de Orland em 2015. Quatro anos depois foi alcançada a capacidade operacional inicial (IOC) e em 2020 os F-35 da RoNAF conduziram a primeira missão de policiamento aéreo da OTAN.
A frota F-35 desempenha um papel fundamental na proteção da região do Alto Norte da Noruega e no suporte às operações da OTAN. Equipados com um paraquedas de arrasto personalizado para operações em pistas curtas e geladas, os F-35s noruegueses aumentam a interoperabilidade com outras forças da OTAN.
A Noruega expandiu recentemente sua infraestrutura militar para dar suporte à frota, incluindo a reativação da Estação Aérea de Bardufoss para operações no Ártico. Os EUA também mantêm acesso às bases aéreas norueguesas, reforçando a cooperação aliada na região.
A RoNAF realizará até o final deste mês uma cerimônia oficial para celebrar o recebimento do último F-35A.
Fonte: Forsvarsmateriel
@FFO
A Força Aérea Real da Noruega (RoNAF) recebeu no final do mês passado mais três novos caças F-35A Lightning II, elevando para 49 a quantidade de aeronaves recebidas de uma encomenda total de 52 jatos.
Em "Notícias"
A Força Aérea Real da Noruega (RoNAF) recebeu no final da semana passada dois novos caças F-35A Lightning II, com outras duas aeronaves previstas para chegar ao país nas próximas semanas. Os novos caças foram recebidos na tarde da última sexta-feira (08) na Estação Aérea de Orland, oeste da Noruega.
Em "Notícias"
A Agência Norueguesa para Administração de Materiais de Defesa (NDMA), anunciou recentemente que após mais de um ano de paralisação, será retomado o recebimento dos caças Lockheed Martin F-35A Lightning II restantes.
Em "Notícias"