Noruega recebeu mais dois F-35A. A Força Aérea Real da Noruega (RoNAF) recebeu no final da semana passada dois novos caças F-35A Lightning II, com outras duas aeronaves previstas para chegar ao país nas próximas semanas. Os novos caças foram recebidos na tarde da última sexta-feira (08) na Estação Aérea de Orland, oeste da Noruega.
De acordo com a Agência Norueguesa de Material de Defesa, ou Forsvarsmateriell (FMA), os dois F-35A (matrículas 5748 e 5749) foram transladados da fábrica da Lockheed Martin, nos EUA, para Orland sob o comando de pilotos americanos da Agência de Gestão de Contratos de Defesa dos EUA (DCMA).
Após a chegada em Orland, o Departamento de Aeronaves de Combate da Agência Norueguesa de Material de Defesa (NDMA) assumiu a responsabilidade de realizar as inspeções técnicas para a aceitação dos aviões, antes de transferi-los para a 132ª Ala Aérea da RoNAF.
A FMA aguarda mais dois F-35A que serão entregues pela Lockheed Martin durante o mês de dezembro, finalizando o ano de 2024 com seis caças recebidos. Para o próximo ano a Agência espera receber mais seis Lightning II.
A frota de F-35A Lightning II da RoNAF está completamente operacional, atendendo todas as necessidades do país e da OTAN, para quem realizam rotineiramente missões de Alerta de Defesa Aérea, ou Quick Reaction Alert (QRA), no espaço aéreo aliado.
Com as seis aeronaves esperadas para 2025, será concluído o recebimento de todos os 52 caças encomendados em 2012 pela RoNAF. De acordo com o cronograma original, o projeto F-35A será finalizado com apenas um ano de atraso, apesar da pandemia, problemas na cadeia de suprimentos, a guerra na Ucrânia e a atualização de software TR-3 (Technical Refresh-3).
“Estamos bem posicionados para fornecer a força aérea de que a Noruega precisa nos próximos anos. O F-35 provou ser a escolha certa, um sistema de armas altamente capaz, e nossa colaboração com o fabricante tem sido excelente”, disse o Coronel Ole Marius Tørrisplass, Comandante da 132ª Ala Aérea da RONAF.
Fonte: FMA
@FFO