Noruega receberá F-35A restantes até maio de 2025. A Agência Norueguesa para Administração de Materiais de Defesa (NDMA), anunciou recentemente que após mais de um ano de paralisação, será retomado o recebimento dos caças Lockheed Martin F-35A Lightning II restantes.
De acordo com a NDMA, no próximo mês de novembro deverão chegar ao país quatro F-35A. Assim, a Força Aérea Real Norueguesa (RONAF) espera que até maio de 2025 estejam na Estação Aérea de Orland, todos os 12 caças restantes, do pedido original de 52 aeronaves.
“Estamos ansiosos para receber durante o ano que vem, todos os F-35A atualizados. Com 52 aeronaves, alcançaremos um marco crucial no projeto deste caça de quinta geração”, afirmou o Major General Oivind Gunnerud, Comandante da RONAF.
No verão de 2023 no hemisfério norte, a Lockheed Martin paralisou as entregas mundiais de todos os F-35, devido a atrasos relacionados a uma importante atualização de sistemas das aeronaves. Agora, a RONAF irá receber jatos equipados com os mais recentes aprimoramentos.
Ainda segundo a NDMA, um dos F-35A noruegueses que deveriam ser entregues agora, permanecerá nos Estados Unidos por mais alguns meses, pois será usado em testes do Joint Strike Missile (JSM) desenvolvido pela Noruega em parceira com o governo americano.
@FFO