Noruega recebe oficialmente o primeiro Boeing P-8A Poseidon. A Boeing divulgou hoje (18/11), que a Norwegian Defense Materiel Agency (NDMA) aceitou hoje (18/11) a primeira de cinco aeronaves de patrulha marítima P-8A Poseidon para a Força Aérea Real da Noruega (RNoAF). Conforme noticiamos aqui, o primeiro P-8A Poseidon da RNoAF (9582) realizou seu voo inaugural em 08 de agosto.
“A Noruega é responsável uma grande área marítimas em uma região estrategicamente importante do mundo, e o novo P-8A Poseidon representará uma grande melhoria na capacidade de proteger a nossa soberania e o desenvolvimento nessas áreas. A entrega do nosso primeiro P-8A é um marco importante na modernização da capacidade de patrulha marítima da Noruega. Estou muito satisfeito que a NDMA em breve será capaz de fornecer às Forças Armadas norueguesas uma geração totalmente nova de aeronaves que desempenharão um papel importante na preservação de nossa segurança nacional por muitos anos”, disse Mette Sørfonden, Diretora Geral da Norwegian Defense Materiel Agency.
O primeiro P-8A da RNoAF, chamado “Vingtor”, foi entregue à NDMA em uma cerimônia realizada no Museum of Flight, em Seattle, Washington. Este fato ocorre quatro anos após o Governo Norueguês ter firmado um acordo com a Marinha dos Estados Unidos para a operação com o P-8A, e dois anos antes da nova aeronave começar a assumir funções de patrulha marítima no extremo norte da Noruega.
“Estamos honrados em fornecer esta capacidade de patrulha marítima multimissão para a Noruega. O país se junta a outros sete operadores globais que adquiriram o P-8 para missões de vigilância marítima de longo alcance e capacidades de guerra antissubmarino. Esperamos aprimorar nossa parceria contínua e duradoura com a Marinha dos Estados Unidos e com a Força Aérea Real Norueguesa, apoiando as necessidades de manutenção e treinamento da futura frota”, disse Stu Voboril, VP e Gerente do Programa P-8.
As quatro aeronaves restantes da Noruega estão todas em estágios avançados de produção e serão entregues à NDMA em 2022. Os P-8A substituirão a frota atual de seis P-3 Orion e três Dassault DA-20 Jet Falcons do Esquadrão 333, da Estação Aérea de Evenes.
As empresas norueguesas Nammo, Kongsberg Defense & Aerospace, Andoya Space e Berget são parceiras da Boeing no projeto industrial relacionado à aquisição das cinco aeronaves P-8A pela Noruega. A Boeing continua a trabalhar com a NDMA e a indústria norueguesa para expandir esse plano e apoiar o crescimento econômico em todo o País.
O P-8A da RNoAF é o 142º entregue pela fabricante norte-americana para clientes em todo o mundo, como a Marinha dos EUA, a Força Aérea Real Australiana, a Marinha Indiana e a Royal Air Force. As primeiras entregas para a Nova Zelândia, Coreia do Sul e Alemanha ocorrerão em 2022, 2023 e 2024, respectivamente.
Até o momento, a frota global de Poseidon acumulou mais de 400.000 horas de voo sem acidentes. O P-8 é uma aeronave de longo alcance para guerra antissubmarino, guerra anti-superfície, inteligência, vigilância e reconhecimento, capaz de realizar operações em áreas amplas, marítimas e litorâneas, além de missões humanitárias e de busca e resgate em todo o mundo.
Fonte: Boeing
@FFO