Noruega recebe o 1º C-130J-30 Super Hércules Bloco 8.1. A Lockheed Martin informou, em 21/02, que entregou o primeiro de quatro aviões de transporte tático C-130J-30 Super Hércules com a atualização Block 8.1 para a Royal Noruegin Air Force (RNoAF).
A RNoAF opera uma frota quatro aviões de transporte tático C-130J-30, de um total de cinco recebidos entre 2008–2012. A Lockheed Martin está instalando o kit de atualização Block 8.1 nessas aeronaves, em sua unidade em Greenville, Carolina do Sul. O primeiro C-130J-30 modificado foi RoNAF 5601, que foi recentemente transportada de Greenville para a Noruega, por uma tripulação norueguesa para a Estação Aérea de Gardermoen, lar do Esquadrão 335. OS RNoAF C-130J-30 5607, 5629 e 5699 serão os próximos a receber a atualização.
A atualização do Bloco 8.1 contém expansões de software e hardware que proporcionam maior alcance global, navegação aprimorada e capacidades defensivas adicionais, que incluem: um novo sistema de gerenciamento de voo que atende aos requisitos CNS/ATM, GPS Civil, novo IFF, link de dados CNS/ATM, sistema de intercomunicação aprimorado, sistemas aprimorados de aproximação e pouso IFR, diagnóstico expandido, sistema de Piloto Automático aprimorado, e nova iluminação adicional da cabine.
“A frota C-130J-30 da Noruega é um ativo nacional com tremendo alcance e impacto regional, apoiando missões críticas com a OTAN, a União Europeia e parceiros globais do Super Hercules”, disse Danya Trent, vice-presidente de Programas Internacionais para Mobilidade Aérea e Missões Marítimas da Lockheed Martin. “À medida que aumentam as exigências de segurança, a frota de C-130J-30 da Real Força Aérea Norueguesa deve estar sempre preparada para apoiar qualquer requisito de missão. A atualização do Bloco 8.1 garante que a frota Super Hercules da Noruega esteja pronta para a missão a qualquer momento, proporcionando alcance, proteção e conexão sem precedentes“.
O Bloco 8.1 é agora o padrão para todos os novos modelos de produção de aviões de transporte Super Hercules e os operadores incluem/incluirão: a USAF, USMC e a Guarda Costeira, bem como Austrália, França, Alemanha e Nova Zelândia.
@CAS