Noruega enviará mil nano-drones militares para a Ucrânia. O Ministério da Defesa da Noruega anunciou que enviará um total de 1.000 kits de micro-drones do tipo Defense Black Hornet 3 para a Ucrânia. Trata-se de um avançado sistema de pequenas aeronaves, ou nano-Unmanned Aerial Vehicles (nUAS), desenvolvidos na Noruega pela empresa Teledyne FLIR, em conjunto com as forças armadas do país.
“O drone norueguês da Teledyne FLIR é líder de mercado global. É usado em vários países aliados, incluindo os Estados Unidos e Grã-Bretanha. É usado para reconhecimento e identificação de alvos, tem operação simples, é robusto e, dependendo das condições, difícil de detectar, sendo particularmente adequado para combate em áreas urbanas”, disse o Ministro da Defesa Bjørn Arild Gram.
Os nUAS militares tem como principal característica seu pequeno tamanho e peso inferior a 50 gramas. O Black Hornet 3 é o mais recente nUAS da Teledyne FLIR, pesando apenas 32 g, autonomia de 25 minutos de voo e pode alcançar velocidades de até 21 km/h. Sua microcâmera térmica FLIR Lepton é capaz de transmitir vídeos em tempo real e imagens estáticas de alta definição (HD) para o operador. O UAS pode se integrar ao Android Tactical Assault Kit (ATAK) e transmitir por meio de um datalink digital militar criptografado.
A Noruega recebeu seu primeiro Black Hornet em 2015, e esses drones agora são amplamente utilizados pelo Exército norueguês. Em agosto de 2022, a Noruega e o Reino Unido doaram um número não revelado de nUASs Black Hornet para a Ucrânia, em um negócio avaliado em US$ 8,6 milhões.
Fonte: Regjeringen
@FFO