Noruega enviará caças F-35A e militares para defesa aérea da Polônia em apoio à Ucrânia. O Ministério da Defesa da Noruega confirmou que enviará caças F-35A, sistemas de defesa aérea NASAMS e uma centena de militares para a Polônia. A missão da OTAN cogita reforçar na proteção do espaço aéreo polonês e garantir a continuidade do suporte logístico à Ucrânia, que há quase três anos luta contra a invasão russa.
A partir deste mês de dezembro, a Noruega assumirá a responsabilidade pela defesa aérea do Aeroporto de Rzeszów, na Polônia, considerado o mais importante centro de transporte do material civil e militar enviado por outros países para a Ucrânia.
Em comunicado, o ministro da defesa norueguês, Bjørn Arild Gram, disse que a Ucrânia tem necessidade contínua de apoio militar crítico e a Polônia tem atuado como centro logístico de distribuição, garantindo que o material chegue ao seu destino permitindo que as forças armadas ucranianas continuem lutando pela liberdade.
“A Polônia está fazendo um esforço tremendo para garantir que suprimentos civis e militares cheguem à Ucrânia. O aeroporto também é central para os esforços de evacuação médica pelos quais a Noruega é responsável”, disse Gram.
A operação norueguesa integra a estrutura da defesa aérea e de mísseis da OTAN. O destacamento permanecerá na Polônia até a Páscoa de 2025, quando outro aliado assumirá a responsabilidade da proteção aérea em Rzeszów.
“A invasão da Ucrânia pela Rússia demonstrou o valor da defesa aérea, onde a contribuição norueguesa é importante e muito apreciada. Estamos fazendo isso principalmente pela Ucrânia e pela Polônia, mas também mostra que mantemos nossos compromissos dentro da OTAN”, afirmou Gram.
Fonte: MD Noruega
@FFO