Noruega encomenda seis helicópteros MH-60R Seahawk. O governo da Noruega e o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) assinaram um contrato envolvendo a negociação de seis helicópteros Sikorsky MH-60R Seahawk. O acordo firmado em 26/10, tem o valor aproximado de US$ 1 bilhão, e está sendo efetivado através do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) mantida pelos EUA.
De acordo com o divulgado, a Sikorsky, empresa do grupo Lockheed Martin, deverá entregar os helicópteros de guerra antissubmarino (ASW) e busca e salvamento (SAR) para as Forças Armadas Norueguesas entre 2025 e 2027. Além dos seis MH-60R, o contrato inclui treinamento, suporte técnico e equipamentos associados à missão.
Em maio deste ano, a Noruega divulgou que havia selecionado o Sikorsky MH-60R para substituir a atual frota de 14 helicópteros NH90-NFH do 337º Esquadrão da Força Aérea Real Norueguesa (RNOAF). A decisão de aposentar os NH90 foi tomada em 2022, com o Ministro da Defesa, Bjørn Arild Gram, alegando que aquelas aeronaves “nunca atenderam aos requisitos das Forças Armadas norueguesas”.
Como o pedido de apenas meia dúzia de MH-60R é inferior à atual frota de 14 NH90, Gram disse que essa diferença será compensada por outras capacidades para alcançar os mesmos objetivos como, por exemplo, aeronaves não tripuladas.
A Sikorsky já entregou 330 helicópteros MH-60R para cinco países. Mais sessenta e quatro estão encomendados ou em produção para Índia, Grécia, Coreia do Sul, Austrália, Espanha e Noruega
Fonte: Lockheed Martin
@FFO