Noruega doará peças de Sea King para a frota ucraniana. A Noruega anunciou em 09/07 que doará peças de reposição para os helicópteros Sikorsky SH-3 Sea King para a Guarda Costeira Ucraniana. Esta é uma iniciativa mais ampla sob Coalizão de Capacidade Naval liderada pela Noruega, e focada no fortalecimento das forças navais ucranianas em meio a conflito em andamento no país.
A Força Aérea Real Norueguesa (RNoAF) operou uma frota de dez helicópteros Sea King recebidos a partir de 1973, com a última aeronave aposentada no final do ano passado, próximo do limite da sua vida operacional.
“Os helicópteros Sea King estiveram em serviço na Noruega de 1973 até 2023, e agora foram substituídos pelos helicópteros SAR Queen [Leonardo AW101 Merlin]. Os helicópteros noruegueses atingiram seu número máximo de horas de voo, e por isso não podem ser doados”, disse o Ministério da Defesa Norueguês, em comunicado.
O Ministro da Defesa norueguês Bjørn Arild Gram enfatizou a importância estratégica do Mar Negro e dos domínios marítimos para a Ucrânia, observando que o fortalecimento da Guarda Costeira Ucraniana é uma prioridade para a Coalizão.
As peças de reposição norueguesas darão suporte à operação e manutenção da frota de nove helicópteros Sea King doados pelo Reino Unido e Alemanha.
@FFO