Noruega devolve os helicópteros NH90. Neste dia 10 de junho as Forças Armadas da Noruega (Forsvaret) anunciou em seu site a decisão de devolver a frota de helicópteros NHI NH90. A decisão do Governo da Noruega vem abalizada por uma recomendação do setor de defesa. Com isto o governo decidiu encerrar a introdução do helicóptero NH90 na Forsvaret e rescindir o contrato com o fornecedor.
“É uma decisão séria e não importa quantas horas o pessoal trabalhe, não importa quantas peças iremos receber, o NH90 não consegue atender as necessidades das nossas Forças Armadas”, disse o Ministro da Defesa Bjørn Arild.
A Defense Equipment já enviou uma declaração de cancelamento ao fornecedor a Helicopter Industries (NHI). A rescisão do contrato implica o reembolso integral dos benefícios das partes. As autoridades norueguesas, portanto, iniciarão os preparativos para devolver os helicópteros e outros equipamentos ao fornecedor e exigirão a devolução de aproximadamente 5 bilhões de NOK que foram pagos, além de juros e outras despesas.
“Tentamos repetidamente resolver os problemas em colaboração com o fornecedor, mas mais de 20 anos após a celebração do contrato, ainda estamos sem helicópteros que possam fazer o trabalho para o qual foram comprados e sem que o fornecedor possa apresentar soluções realistas para os problemas”, disse Gro Jære, Diretor de Material de Defesa da Noruega.
A aquisição do NH90 está em andamento desde 2001. De acordo com o plano original, 14 NH-90-NFH (NATO Frigate Helicopter) para uso em navios da guarda costeira e de fragatas da marinha deveriam ser entregues até 2008. Porém, até hoje, apenas 8 helicópteros foram entregues na versão final e, mesmo assim, não cumprem a missão.
Os helicópteros que deveriam voar 3.900 horas por ano voaram em média 700 horas. Em fevereiro de 2022, o Ministério da Defesa encarregou as Forças Armadas de realizar uma avaliação abrangente da capacidade de helicópteros marítimos em conjunto com setor de Material de Defesa e o Instituto de Pesquisa das Forças Armadas. O relatório de avaliação afirma que mesmo com grandes investimentos extras, não será possível aumentá-los a um patamar que atenda às necessidades das Forças Armadas. Com isto a recomendação foi encerrar o projeto e devolver os helicópteros.
O helicóptero será imediatamente retirado de serviço, uma vez que o contrato está rescindido. No curto prazo, isso significa que as missões que o NH90-NFH do 337 Skvadron (Bardufoss) e do 334 Skvadron (Haakonsvern HEL) da Kongelige Norske Luftforsvaret (Real Força Aérea da Noruega) estão sendo canceladas. O NH90 é fabricado pela NHI um consórcio hoje formado pela Airbus, Leonardo e Fokker Aeroestruturas.
“Estou impressionado com os esforços da organização e de todos aqueles que trabalharam duro para que o NH90 fosse entregue. Não se trata de falta de esforço, criatividade e competência, mas apenas do fato de termos recebido um helicóptero que não antede as necessidades operacionais”, diz o Ministro da Defesa.
O Ministério da Defesa iniciará agora um estudo para a seleção de um helicóptero marítimo alternativo. “Helicópteros marítimos são algo que a Noruega deve ter e, portanto, é importante que comecemos rapidamente com o trabalho de preencher a lacuna criada pelo NH90. Vamos olhar várias alternativas para atender às necessidades operacionais, mas devemos estar preparados para o fato de que não há solução fácil”, disse o Ministro da Defesa.
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