O Ministério de Defesa da Noruega (MoD) deverá arrendar helicópteros para cobrir uma demanda nos serviços de Busca e Resgate (SAR) e patrulha costeira. Atualmente este serviço é atendido por helicópteros NH90, recebidos à partir de 2006, e que ainda estão em processo de obtenção da capacidade operacional total. Esses atrasos inesperados, levaram ao MoD declarar em 26 de março passado, que planeja contratar uma capacidade adicional temporária para realizar essas operações.
Em 2001 as Forças Armadas da Noruega (NAF) adquiriu 14 helicópteros NH90, divididos em seis aeronaves para operações embarcadas ASW (Guerra AntiSubmarino), e oito unidades para missões SAR e patrulha costeira. Essas aeronaves foram dividas para os Esquadrões 334 e 337 e, segundo informações, a disponibilidade operacional estaria bem abaixo do esperado.
Em 2018, o Comando da NAF alertou que os NH90 eram cruciais para a manutenção da capacidade ASW da frota naval, o que veio de encontro ao recente comunicado do MoD de 26 de março último. No documento, as autoridades referem o arrendamento de aeronaves SAR, em complemento à frota NH90, uma vez que e atenderão necessidades que não exigem uma plataforma tão especializada e complexa como o NH90.
Não foram divulgadas informações sobre o tipo, quantidade e prazo para o arrendamento dos helicópteros. Um possível candidato pode ser o Airbus H225, que a Guarda Costeira japonesa recentemente adquiriu mais duas unidades.
@FFO