Noruega deve vender doze F-16 para a Draken International. As Forças Armadas norueguesas (Forsvaret) devem vender até uma dúzia de caças F-16AM/BM desativados pela RONAF para a Draken International, empresa norte-americana privada especializada em fornecer treinamento militar. Já aviamos adiantado essa informação, mas o Norway Today, disseque os jatos noruegueses serão usados exclusivamente para treinamentos de pilotos dos EUA.
“O treinamento que será realizado com os aviões noruegueses será exclusivamente feito em território dos Estados Unidos, destinado para as forças armadas americanas. Os F-16 noruegueses, não poderão ser usados em serviços para outros países [além dos EUA]”, disse Magnus Hansvold, Chefe de Materiais da Agência de Materiais de Defesa da Noruega. Ele ressaltou que isso também beneficiará os pilotos noruegueses.
O Ministro da Defesa Odd-Roger Enoksen confirmou a assinatura do contrato de venda das aeronaves da RONAF, ,as chamou a atenção que a concretização da venda necessita da emissão da licença de exportação pelo Ministério das Relações Exteriores.
Considerada a maior força aérea privada do mundo, a Draken International possui uma frota de aproximadamente 150 aeronaves. A empresa presta serviços aos militares dos EUA e OTAN, nos chamados serviços Red Air, nos quais desempenha o papel de aeronave inimiga (agressors) em treinamentos de combate aéreo.
Além das forças Aliadas da OTAN, a Draken fornece treinamento para outros países, como a Força Aérea Real da Arábia Saudita, que desde 2015 lidera uma coalização regional de combate aos rebeldes houthis no Iêmen. Nesses últimos seis anos, estima-se que foram realizados mais de 24.000 ataques aéreos.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO