

Noruega deve entregar os F-16AM/BM a Ucrânia até do fim do ano. O Ministério da Defesa da Noruega confirmou que entregará todos os caças F-16 prometidos à Ucrânia até o final de 2025. A informação foi dada pelo ministro da Defesa, Tore O. Sandvik, à emissora estatal NRK.
Em outubro de 2024, a Noruega prometeu doar alguns F-16 para ajudar a Ucrânia em seu esforço de guerra contra a Rússia. Havia em estoque cerca de 22 F-16AM/BM – estocados desde 2021, porém, o estimado é que não mais de 12 estavam em condições de voo. Com a entrega do último F-35A este ano da Royal Norwegian Air Force (RNoAF) em abril deste ano, os F-16 remanescentes puderam ser doados a Ukraine Air Force (UAF).
Por razões de segurança operacional, os números exatos das entregas realizadas até agora não foram divulgados, mas o cronograma está sendo cumprido. Segundo sites de notícias da Ucrânia, o número exato é seis F-16, que vem para repor perdas em combate.
A Noruega integra a coalizão internacional do F-16 liderada por Dinamarca e Holanda, que já forneceram diversas aeronaves e apoio em treinamentos. A Bélgica também deve entregar mais dois F-16 à Ucrânia em 2025, sendo um deles destinado a substituir eventuais perdas. Com a transição para o F-35, mais caças F-16 poderão ser repassados no futuro.
No total, cerca de 79 caças F-16AM/BM operacionais foram prometidos à Ucrânia, além de mais 10 da Noruega e ao menos 3 dos EUA, que serão usados para peças de reposição.
Desse total, vale ressaltar que pelo menos alguns dos jatos não estão sendo enviados à Ucrânia, mas sim utilizados para o treinamento de pilotos ucranianos, principalmente no European F-16 Training Center (EFTC), na Romênia.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS