Noruega aposentará o último P-3 Orion no final deste mês. A Luftforsvaret, ou Força Aérea Real da Noruega (RNoAF), planeja para o próximo dia 30 de junho a cerimônia de desativação do último Lockheed P-3C Orion operacional. O evento será realizado na Estação Aérea de Andøya, quando a última aeronave em serviço fará seu voo final.
O último Orion do Esquadrão 333 da RoNAF, matrícula 3297, nome de batismo “Jøssing”, fará seu último voo operacional durante o evento, encerrando assim a história dos P-3 na RoNAF. A cerimônia também marcará o encerramento das operações da Estação Aérea militar que funciona no aeródromo de Andøya desde o final da década de 1950.
Com mais de meia década de serviços prestados na Luftforsvaret, os P-3C Orions cederam passagem para cinco modernos Boeing P-8A que compõem a nova frota de aeronaves de patrulha marítima do país. A RNoAF reúne todos seus P-8A na Estação Aérea de Evenes, a nova sede do 333sq.
Em breve, os dois Orion ex-RoNAF, 3297 “Jøssing” e 3299 “Ulabrand” (que já deixou o serviço ativo), serão enviados para o armazenamento no famoso “cemitério” da USAF, o 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (309 AMARG), no Arizona.
Conforme noticiamos recentemente, um Oficial da Armada Argentina divulgou que seu país está em negociação para a aquisição de alguns P-3C Orions ex-RoNAF. Apesar da idade das células, o Alto Comando da Aviação Naval argentino julga que teriam mais duas décadas de operação.
@FFO