Northrop Grumman: três E-2D para a Marine Nationale. A empresa americana Northrop Grumman informou em 23 de dezembro que fechou um contrato de US$ 354 milhões com a US Navy para iniciar a produção de três aeronaves E-2D Advanced Hawkeye de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) para a Marinha Francesa (Marine Nationale).
O Ministério das Forças Armadas da França anunciou há cerca de um ano que havia aprovado a aquisição de três E-2D. A aquisição foi coordenada pela Agência de Aquisição de Defesa Francesa (DGA – Direction Générale de l’armement), sendo feita via Vendas Militares Estrangeiras (FMS) com o governo dos Estados Unidos. O Departamento de Estado dos Estados Unidos havia aprovado a venda via FMS em julho de 2020.
Os Advanced Hawkeyes franceses entrarão em produção na fábrica Northrop Grumman em St. Augustine, Flórida, em 2024, com previsão de entrega até 2028. Estes três E-2D podem ser as últimas unidades a sair da linha de produção, caso não haja mais pedidos da Marinha dos EUA ou de clientes via FMS. Atualmente estão sendo cogitadas vendas ao Egito e Taiwan de E-2D via FMS.
O E-2D Advanced Hawkeye, representa um salto de geração em relação ao E-2C Hawkeye. Seu Active Electronic Scanning System (AESA) Lockheed Martin APY-9, cockpit digital e links de dados foram bastante aprimorados. Conforme relatado anteriormente, a aeronave francesa terá capacidade de reabastecimento em voo e serão adaptadas às necessidades francesas, integrando um computador específico, desenvolvido pela Service de l’Information Aéronautique (SIAé).
O Marine Nationale, através da Aeronavale possui três E-2C (matriculados 1, 2 e 3) todos locados na Flottille 4F, dos quais dois são habitualmente embarcados na ala aérea do porta-aviões Charles de Gaulle (R91). O terceiro, normalmente, opera em terra como aeronave reserva e de treinamento.
Os novos E-2D irão substituir os E-2C. A Flottille 4F, com sede em Lann-Bihoué – Bretanha, começou a operar o E-2C Hawkeye no ano de 2000. Neste período, a “4F” estive provendo Alerta Aérea Antecipado (AEW) em missões operacionais nos conflitos do Afeganistão e da Líbia. Os novos E-2D são similares aos E-2C, mas vão introduzir na Marine Nationale um novo conjunto de aviônicos e o radar APY-9. A França se torna o segundo operador estrangeiro do E-2D, seguindo a Força de Autodefesa Aérea do Japão que encomendou 13 aeronaves. A US Navy possui um contrato em andamento para a entrega de 50 E-2D válido até 2023.
@CAS