Northrop Grumman selecionada pela US Navy para fornecer futuros E-130J TACAMO. A Northrop Grumman anunciou ontem (18) que foi selecionada pela Marinha dos Estados Unidos para fornecer as futuras aeronaves E-130J TACAMO (Take Charge and Move Out) de Comando, Controle e Comunicações Nucleares (NC3). A empresa recebeu um contrato de US$ 3,5 bilhões para liderar a integração dos sistemas de missão nas aeronaves C-130J-30.
Em outubro, noticiamos que a US Navy selecionou os quadrimotores Lockheed Martin C-130J-30 Super Hércules como plataforma básica para conversão na futura versão E-130J TACAMO, que substituirá atual frota de E-6B Mercury (Boeing 707 modificados) em serviço desde o final da década de 1980.
A Northrop Grumman lidera a equipe que inclui a Lockheed Martin-Skunk Works, Raytheon, Crescent Systems, Inc. e Long Wave Inc. A Collins Aerospace irá fornecer seus sistemas de transmissão Very Low Frequency (VLF) e demais itens associados à missão TACAMO nos E-130J.
Três C-130J foram compradas em 2023 para servir como Modelos de Desenvolvimento de Engenharia (EDM) pré-produção. A Marinha espera receber em 2027 três aeronaves E-130J de produção que servirão como Plataformas de Testes Sistema (SDTA). Em 2028 mais seis aeronaves são esperadas para formar o primeiro lote de produção.
Take Charge and Move Out (TACAMO)
Desde a Guerra Fria, aeronaves da US Navy desempenham a função de Posto de Comando Nacional Aerotransportado (ANCP – Airborne National Command Post). Uma das missões associadas é a TACAMO, onde as aeronaves atuam como pontes de comunicação entre a Autoridade de Comando Nacional (NCA) e a frota de submarinos balísticos da US Navy.
Essas aeronaves especiais transportam potentes transmissores VLF ligados à uma antena constituída por um longo cabo de arrasto retrátil com cerca de 11 km de extensão, capazes de transmitir e receber transmissões dos submarinos quando estão submergidos. As características eletromagnéticas e a alta potência, permitem que as ondas VLF penetrem profundamente nas águas oceânicas por onde transitam os submarinos.
As missões TACAMO são caracterizadas por muitas horas de voo sobre a mesma área de interesse (um submarino), onde a aeronave “puxa o longo cabo” mantendo curvas fechadas de elevado ângulo de inclinação.
A TACAMO é de responsabilidade da Ala de Comunicações Estratégicas 1 (SCW-1), composta por três Esquadrões Aéreos de Reconhecimento, o VQ-3 “Ironman”, o VQ-4 “Shadows” e o VQ-7 “Roughnecks”, sediados na Base Aérea da USAF de Tinker, Oklahoma.
De acordo com a Lockheed Martin, o E-130J será a 18ª variante do C-130 Hercules, entretanto não é a primeira vez que a missão TACAMO será realizada pelos icônicos quadrimotores. Iniciada na década de 1960, a missão TACAMO foi realizada por quatro EC-130G (C-130E), que posteriormente foram substituídos por dezoito EC-130Q (C-130H), também desativados.
Desde 1989, jatos E-6B Mercury (Boeing 707 modificados) atuam como ponte de retransmissão de comunicações e posto de comando estratégico aerotransportado. Ele fornece Comando Nuclear, Controle e Comunicações (NC3) aerotransportado para o Presidente, Secretário de Defesa e o Comando Estratégico dos EUA.
@FFO