No mes de outubro, o fotografo e piloto americano Rob Kolinsky, publicou no seu Instagram (@sundownerstudios), a imagem de uma aeronave não identificada, durante uma passagem sobre a região da Base Aérea de Edwards, na Califórnia. Imediatamente a imagem foi compartilhada nas redes sociais, e acionou um exército de interessados e especialistas, que tentaram desvendar o misterioso objeto voador não identificado.
Rapidamente a silhueta do objeto, era condizente com um drone altamente classificado, que estaria em uso pela USAF, o Northrop Grumman RQ-180.
A existência deste UAS – Unmanned Aircraft Systems, nunca foi oficialmente confirmada pelos militares americanos, mas uma legião de interessados e estudiosos no assunto, levantaram várias evidências de que a aeronave estaria em serviço há pelo menos um ano.
A fotografia de Kolinsky teria sido feita em outubro, em plena luz do dia, e mostra um objeto voador no formato de uma asa delta, voando a uma altitude estimada de 20.000 pés (6 mil metros). Logo atrás do objeto, uma esteira de condensação dupla, evidenciando que seria uma aeronave bimotora.
A cor clara também chamou a atenção dos especialistas, que através de conversas com militares que trabalham na Base Aérea de Edwards, souberam que o RQ-180 teria o apelido de “Great White Bat” (grande morcego branco).
Apesar de nenhuma informação oficial ser revelada, o RQ-180 estaria em desenvolvimento desde 2008, e seria o mais furtivo UAS da USAF, com capacidade de voar a grandes distância em altas altitudes, e teria como principal missão as operações ISR – Inteligencia, vigilância e reconhecimento. Sem confirmações, acredita-se que o RQ-180 tenha uma envergadura aproximada de 40 metros, um peso estimado de 14 toneladas, e poderia voar 24 horas, e um alcance superior a 22.000 quilômetros. Para atiçar ainda mais os teóricos, externamente o projeto o RQ-180 é muito semelhante ao novo bombardeiro stealth B-21 Raider, em desenvolvimento pela Northrop.
Outra teoria – sem confirmação – feita pelos estudiosos/curiosos do projeto RQ-180, é que além do apelido “Great White Bat”, ele também seria chamado informalmente em Edwards como “Shikaka”, que nada mais é do que um pequeno morcego branco sagrado, que apareceu no filme Ace Venture 2 em 1995. Este “morcego branco” estaria representado no símbolo 74th Reconnaissance Squadron, e acredita-se que esta unidade esteja operando um esquadrão de treinamento de RQ-180, estabelecida neste ano na Base Aérea de Beale, Califórnia.
Para aumentar o mistério, o autor removeu a imagem pouco tempo depois de publicá-la. Isto chamou mais a atenção de diversos especialistas, que tentaram contato com o fotógrafo, sem sucesso. O fato é que a fotografia feita por Kolisnsky, gerou muitas teses e teorias sobre este drone ultra secreto da USAF, e ao invés de explicar algo, gerou muito mais dúvidas. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
@FFO