Northrop Grumman recebeu contrato para produção inicial do B-21 Raider. A Northrop Grumman recebeu o contrato para a produção inicial do tipo LRIP (Low-Rate Initial Production) do bombardeiro B-21 Raider após seu voo inaugural. A informação foi confirmada por William LaPlante, Subsecretário de Defesa para Compras.
O Pentágono não divulgou detalhes do contrato como o valor, número de aeronaves envolvidas ou a data em que o documento foi assinado, mas a declaração de LaPlante indica que foi antes do final de 2023.
“Com base nos recentes resultados dos testes de solo e de voo, bem como nos planos consolidados de produção da empresa, dei luz verde para começar a fabricação em ritmo baixo do B-21. A produção do bombardeiro está avançando”, disse LaPlante.
A Northrop Grumman confirmou o recebimento do pedido depois do voo inaugural do B-21 realizado em 10 de novembro de 2023, salientando que os testes de voo estão dentro do cronograma básico do programa. Um dos principais pontos para a assinatura do contrato LRIP era justamente os resultados do primeiro voo.
A estratégia da USAF e da Northrop Grumman é construir as primeiras aeronaves de testes mais próximas possíveis às de produção em série, em vez da abordagem tradicional de construir protótipos. Para reduzir o tempo de produção, os B-21 de testes estão sendo construídos com alguns sistemas de missão e usando os mesmos processos de fabricação em série.
“A USAF e a Northrop Grumman também investiram em um ecossistema digital visando todo o ciclo de vida do B-21. Os dados obtidos pela engenharia no desenvolvimento do projeto e na linha de produção serão disponibilizados com a aeronave, e serão combinados com modernas ferramentas de colaboração e manutenção que tornarão o B-21 acessível para compra, operação e sustentação em escala”, disse um porta-voz da Secretaria de Defesa.
Recentemente o B-21 fez o segundo voo, cujos detalhes não foram repassados pela fabricante. Fontes do Pentágono disseram que a falta de publicidade sobre o andamento do programa B-21 é uma orientação direta do Secretário de Defesa Lloyd Austin, que proibiu quaisquer eventos após o voo inaugural da aeronave no ano passado.
Austin estaria preocupado com vazamento de detalhes, principalmente para os chineses, mas fontes não oficiais indicaram que o Secretário de Defesa na verdade quer discrição neste programa “devido ao seu alto custo”.
Apenas um evento oficial foi realizado em dezembro de 2022 num hangar da Planta 42 da USAF em Palmdale, na Califórnia. O evento permitiu a visualização do B-21 de apenas um ângulo frontal, com fotografias restritas. A maioria dos testes fora dos hangares é realizado à noite, o que ajuda a ocultar detalhes do avião.
Quanto ao voo inaugural de novembro de 2023, as únicas imagens disponíveis foram feitas por fotógrafos particulares que acamparam no final da pista da Planta 42, em Palmedale. Eles foram avisados informalmente por funcionários que trabalham no projeto e se preparam para registrar o momento histórico.
A USAF reconheceu que além da aeronave que realizou o voo inaugural, outros cinco B-21 estão em vários estágios na linha de produção na Planta 42, e que serão utilizados nos testes. Ao final, essas aeronaves receberão equipamentos de missão e serão repassados para a frota de bombardeiros operacionais. A Base Aérea de Ellsworth, em Dakota do Sul, receberá a primeira Unidade operacional de B-21.
Possivelmente o segundo exemplar do futuro bombardeiro da USAF será lançado sem qualquer alarde. A esperança de imagens fica, novamente, a cargo dos fotógrafos amadores que certamente acamparão nas cabeceiras de Palmdale.
O B-21 Raider será um componente-chave da tríade de dissuasão nuclear dos EUA no futuro próximo. Ele está sendo desenvolvido para realizar ataques profundos e missões de penetração contra inimigos estratégicos. “Eles fornecerão capacidades de ataque penetrantes, de longo alcance e alta sobrevivência, para impedir agressões e ataques contra os Estados Unidos, seus aliados e parceiros”, afirma o Comando da USAF.
A expectativa é que pelo menos uma centena de bombardeiros B-21 Raider sejam encomendados pela USAF, a um custo médio por avião de aproximadamente US$ 690 milhões.
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