Northrop Grumman produzirá o primeiro interceptador de fase de planeio hipersônico. A U.S. Missile Defense Agency (MDA) autorizou a Northrop Grumman Corporation a prosseguir com o programa Glide Phase Interceptor (GPI), a primeira contramedida defensiva desse tipo contra ameaças de mísseis hipersônicos. É um passo importante para o sistema de defesa naval antimísseis hipersônicos.
Trabalhando em estreita parceria com a MDA, o esforço de desenvolvimento de três anos produziu um design inovador, construído especificamente para derrotar ameaças hipersônicas existentes e emergentes. O design da Northrop Grumman inclui tecnologias avançadas, como um buscador para rastreamento de ameaças, um motor de estágio superior re-inflamável, usado para contenção de ameaças e um modo de engajamento duplo, para engajar ameaças em uma ampla gama de altitudes.
Durante esta próxima fase de desenvolvimento, a Northrop Grumman irá continuar a refinar o projeto preliminar do GPI, que será testado pelos destróieres da classe Arleigh Burke (DDG-51), como parte do sistema de defesa antimísseis balísticos Aegis Ballistic Missile Defense (Aegis BMD) da US Navy, usando o Sistema de Lançamento Vertical padrão para demonstrar o desempenho do sistema em ambientes hipersônicos antes de concluir Preliminary Design Review Complete (PDRC).
Wendy Williams, vice-presidente e gerente geral de sistemas de lançamento e defesa de mísseis da Northrop Grumman: “O GPI adiciona um standoff crítico de missão aos combatentes em cenários onde a distância cria uma vantagem. Adaptável a uma infinidade de requisitos de missão, a solução revolucionária da Northrop Grumman é projetada para atuar no cenário de ameaças em evolução”.
A Northrop Grumman trabalhará em estreita colaboração com os Estados Unidos em apoio à sua função no programa de Desenvolvimento Cooperativo GPI com o Ministério da Defesa do Japão para entregar interceptores ao MDA.
@CAS