Northrop Grumman inicia voos de testes do novo conjunto EW para F-16. O Northrop Grumman AN/ALQ-257, novo conjunto de guerra eletrônica (EW) que irá equipar os caças F-16, começou a ser testado em voo depois que foram concluídos os testes estáticos em uma câmera anecóica, informou a fabricante.
No mês passado, o F-16 Block 50 da USAF, equipado com Integrated Viper Electronic Warfare Suite (IVEWS), concluiu os testes na câmara anecóica da Joint Preflight Integration of Munitions and Electronic Sensors (J-Prime). Há cerca de duas semanas a mesma aeronave iniciou os testes em voo em local não divulgado pela Northrop Grumman.
Os voos de teste levarão algumas semanas, e após isso o equipamento passará por uma avaliação operacional que será concluída até o final deste ano. A conclusão dos testes de desenvolvimento operacional devem ser concluídos no início de 2025, quando a USAF decidirá o cronograma de produção e entregas.
O AN/ALQ-257 é um bloqueador digital que deverá operar em conjunto com o novo radar de matriz eletrônica ativa (AESA) Northrop Grumman AN/APG-83 Scalable Agile Beam Radar (SABR) do F-16. O sistema é capaz de detectar, identificar e combater as mais avançadas ameaças, além de geolocalizar precisamente essas emissões, especialmente realizadas por sistemas móveis de defesa aérea.
O AN/ALQ-257 substituirá o atual sistema AN/ALQ-131 montado no pod central dos F-16, liberando o ponto externo do caça para um tanque de combustível ou arma. O novo sistema de EW terá antenas instaladas na fuselagem do jato, sem alterar seu design.
“O IVEWS tem como objetivo fornecer ao F-16 capacidades de guerra eletrônica em igualdade com aeronaves de quinta geração, aumentando significativamente a capacidade de sobrevivência para operações em ambientes de espectro eletromagnético contestados e congestionados”, disse Northrop.
O IVEWS iniciou testes em 2019, inclusive sendo instalado em um Bombardier CRJ utilizado como plataforma de testes em voo da Northrop Grumman. Em 2021, o jato modificado participou do exercício Northern Lightning 2021, atuando como um caça “F-16” atualizado.
A expectativa é que o IVEWS ajude a manter o F-16 confiável até a década de 2040, podendo equipar a versão Block 70 do jato. A Turquia assinou uma carta de intenção selecionando o IVEWS para seus futuros caças F-16 Block 70.
Fonte: AF&SM
@FFO