Northrop Grumman fonecerá sistemas de autoproteção para os novos C-130J-30 da RAAF. A Northrop Grumman garantiu um contrato com a Força Aérea Real Australiana (RAAF) para fornecer sistemas de contramedidas de radiofrequência (RFCM) AN/ALQ-251 para a frota de aeronaves de transporte C-130J-30 Super Hercules.
De acordo com a Northrop Grumman, os RFCM AN/ALQ-251 fornecerão proteção aprimorada para os C-130J da RAAF contra sistemas de armas avançados e sistemas ágeis de guerra eletrônica (EW) em ambientes de espectro eletromagnético hostil.
“O AN/ALQ-251 fornecerá às tripulações total consciência situacional, alerta de radar e localização precisa de ameaças de de radiofrequência”, informou a empresa em comunicado à imprensa divulgado em 03 de abril.
O AN/ALQ-251 é um sistema modular de arquitetura aberta capaz de detectar emissões complexas em diversos espectros de frequência. O sistema pode exibir o ângulo de chegada (AoA) de um sinal e fornecer a capacidade de contramedidas para múltiplas ameaças de RF simultaneamente.
“Com o aumento de ameaças avançadas de radiofrequência, nosso sistema digital AN/ALQ-251 permite à frota de C-130J da RAAF a liberdade de manobra para executar sua ampla gama de missões humanitárias e de segurança nacional com segurança”, disse James Conroy, vice-presidente de navegação, segmentação e capacidade de sobrevivência da Northrop Grumman.
Em julho de 2023, o governo australiano anunciou a compra de 20 novos Lockheed Martin C-130J-30, com o objetivo de substituir a atual frota envelhecida de 12 C-130J-30 da RAAF. Não foi divulgada a quantidade de sistemas AN/ALQ-251 envolvidas no recente contrato com a Northrop Grumman.
Fonte: Northrop Grumman
@FFO