Northrop Grumman entregou quarto MQ-4C Triton para a US Navy. Como parte do programa de aquisição de veículos aéreos não tripulados de longo alcance, a Northrop Grumman entregou o quarto MQ-4C Triton para a Marinha dos Estados Unidos (US Navy). O novo drone será operado pelo Esquadrão de Vigilância Não Tripulado 19 (VUP-19).
Esta quarta unidade completa o primeiro conjunto de aeronaves do primeiro destacamento operacional VUP-19. A partir de agora as próximas entregas irão compor o segundo conjunto operacional, previsto para iniciar neste verão (hemisfério norte).
Quando os três destacamentos MQ-4C Tritons estiverem operacionais, eles fornecerão para a US Navy uma capacidade sem precedentes de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), cobrindo áreas remotas em todos os oceanos e regiões costeiras do mundo.
A US Navy vem realizando diversos testes com os Triton, como parte das avaliações e preparativos para declarar sua Capacidade Operacional Inicial (IOC).
Com base no comprovado UAS Global Hawk , as operações autônomas do Triton são gerenciadas por operadores e sistemas de planejamentos de missões, comando e controle, baseados em terra. O Triton é equipado com um conjunto exclusivo de sensores de missão robusto que oferece cobertura de 360 graus.
O MQ-4C foi concebido para fornecer vigilância marítima de longo alcance que permite detectar, classificar, identificar, rastrear e avaliar alvos marítimos e costeiros. Eles também têm a capacidade de apoiar operações de inteligência, guerra de ataque, interdição marítima, guerra anfíbia, bem como missões secundárias, como tarefas de busca e salvamento.
Construído com uma fuselagem reforçada para suportar maior carga útil interna, o Triton também tem um conjunto de asas reforçadas contra intempéries, sistemas de degelo e proteção contra raios. Esses recursos permitem que a aeronave opere em ambientes marítimos adversos para obter uma visão mais próxima de navios e outros alvos no mar.
Com uma autonomia de 24 horas, capacidade de operar em altitudes elevadas e alcance de aproximadamente 8.200 milhas (15.000 km), o Northrop Grumman MQ-4C Triton foi projetado para atender às exigências da US Navy. Eles é um componente crítico para a transição da capacidade de Inteligência, Vigilância, Reconhecimento e Designação Marítima (MISR&T), que permitirá à Marinha aposentador seus envelhecidos quadrimotores EP-3E Aries II. A Marinha planeja operar uma frota com 68 UAS MQ-4C Triton.
Fonte: Northrop Grumman
@FFO