• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Northrop Grumman continua entregando satélites OPIR ao US DoD

10 de outubro de 2023
Northrop Grumman continua entregando satélites OPIR ao US DoD. Imagem de um dos satélites de órbita polar infravermelho persistente da Northrop Grumman. Foto: Northrop Grumman.
Northrop Grumman continua entregando satélites OPIR ao US DoD. Imagem de um dos satélites de órbita polar infravermelho persistente da Northrop Grumman. Foto: Northrop Grumman.

Northrop Grumman continua entregando satélites OPIR ao US DoD. O Departamento de Defesa dos EUA (DoD) continuará a contar com a Northrop Grumman para garantir a cobertura polar com seus satélites de órbita polar de infravermelho persistente de próxima geração (OPIR — Overhead Persistent Infrared).

Para isto, uma modificação de contrato no valor de US$ 235 milhões foi anunciada em 5 de outubro. Como fabricante original do equipamento OPIR, a Northrop Grumman permitirá ao US DoD detectar e rastrear ameaças de mísseis balísticos e hipersônicos que viajam em direção ao território continental dos Estados Unidos através a partir da região polar — a rota mais curta para um míssil viajar em direção ao país, e a região mais difícil para monitorar do espaço.

A modificação eleva o valor nominal total acumulado do contrato para US$ 2 bilhões. As obras serão realizadas em Redondo Beach, Califórnia, e deverão ser concluídas até 25 de julho de 2026. 

Enquanto os mísseis balísticos seguem uma trajetória mais discernível, os mísseis hipersônicos seguem uma trajetória diferente e mais imprevisível, tornando a versatilidade do sistema de alerta de mísseis OPIR tão crítica para a defesa americana.

Os EUA, a Rússia e a China estão todos a testar tecnologia hipersônica, gerando receios de uma escalada da concorrência global deste tipo de arma. O OPIR foi concebido para acompanhar esses desenvolvimentos.

Os satélites OPIR operam em órbitas altamente elípticas e continuarão a transformar a missão de alerta de mísseis em um recurso mais capaz. Os sensores modernizados da constelação de satélites proporcionarão uma excelente cobertura de todo o hemisfério norte. Eles estão equipados com novos recursos de resiliência para permanecerem na luta em cenários contestados.

O sistema de comunicação aprimorado do OPIR permite que as operadoras transmitam dados dos OPIR de banda larga para o solo. Isso garante que os EUA conseguirão encontrar a agulha no palheiro, extraindo assinaturas de calor infravermelho de um míssil. Os operadores podem usar os novos dados OPIR aprimorados para ajustar seus algoritmos ao longo do tempo e melhorar o desempenho em órbita.

Antes da última modificação da NG, em maio, a Northrop Grumman anunciou que havia concluído uma revisão preliminar do projeto do programa OPIR do Comando de Sistemas da Força Espacial dos EUA.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login