• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Northrop Grumman confiante no amadurecimento do B-21 Raider

12 de março de 2025
Northrop Grumman confiante no amadurecimento do B-21 Raider (Fotos: NG/USAF).
Northrop Grumman confiante no amadurecimento do B-21 Raider (Fotos: NG/USAF).

Northrop Grumman confiante no amadurecimento do B-21 Raider. A Northrop Grumman continua fortemente confiante no progresso e amadurecimento do B-21 Raider, futuro bombardeiro estratégico global da USAF.

A concessão do Lote 2 de Produção Inicial de Baixa Taxa (LRIP) no final de 2024, sinaliza confiança no progresso técnico do programa. Desde seu início, a USAF e a Northrop Grumman priorizam adaptabilidade, acessibilidade e sustentabilidade de longo prazo, garantindo que o B-21 seja uma plataforma estratégica para projetar a paz por meio da força.

“A decisão da Northrop Grumman de construir as aeronaves de teste na linha de produção real é um exemplo da estratégia do programa que está rendendo bons frutos. Entramos no 2º Lote de Produção no quarto trimestre de 2024, com uma força de trabalho que observou rapidamente a aprendizagem na produção. Não apenas aprendemos a construir o B-21, mas estamos aprendendo a construí-lo melhor e em larga escala – otimizando várias áreas de produção para eficiência e acessibilidade de longo prazo”, disse Tom Jones, Vice-Presidente Corporativo e Presidente da Northrop Grumman Aeronautics Systems.

Desde a fase inicial do projeto, a Northrop Grumman integrou um ecossistema digital que permitiu aos engenheiros testar hardware e software de produção em ambientes ágeis, inicialmente em laboratórios e depois em bancos de testes de voos. Antes do primeiro voo, esses testes no banco de provas acumularam mais de 200 missões e 1.000 horas avaliando hardware, software e sensores em um ambiente dinâmico, permitindo que as equipes abordassem potenciais desafios antes da produção em larga escala.

Essa abordagem levou a uma redução de 50% no tempo de certificação de software. Com isso, as equipes de teste de voo agora podem avaliar e validar o desempenho da aeronave em tempo real, em vez de esperar por dias de análise após as missões. Essa agilidade e eficiência alimentam uma robusta cadência de voos testes.

“Como resultado das tecnologias inovadoras e da execução diligente da Northrop Grumman, tivemos que fazer apenas uma alteração de software durante o primeiro ano dos voos de testes — uma prova do trabalho inicial de redução de risco realizado por nossas equipes por meio dos laboratórios e do banco de provas. Ao combinarmos o ecossistema digital com precisão, obtemos eficiência e agilidade inéditas em um grande programa industrial”, disse Jones no comunicado publicado no site da empresa.

A Northrop Grumman investiu mais de US$ 2 bilhões em infraestrutura e desenvolvimento para integrar um ambiente de produção digital do B-21 em toda a empresa. Essa abordagem permite uma comunicação perfeita entre as equipes técnicas envolvidas, reduzindo o tempo de produção de algumas áreas em quase um terço. Realidade aumentada, robótica avançada e tecnologias de inteligência artificial estão sendo utilizadas em toda a linha de produção para melhorar a eficiência e a qualidade.

O B-21 foi desenvolvido para ser altamente sustentável em operação, podendo voar diariamente com a mínima exigência de manutenção entre as missões. O Highly Immersive Virtual Environment (HIVE) permite que os engenheiros visualizem as futuras tarefas de manutenção que serão necessárias, agilizando a prontidão operacional das aeronaves. A Combined Test Force (CTF) tem observado essa capacidade do B-21 em ambiente real de testes, os quais cumprem vários voos semanais sem problemas.

“Quanto mais testamos e analisamos o desempenho do B-21, maior é nossa confiança de que ele [ o Raider ] é o sistema melhor posicionado para os comandantes combatentes americanos entregar a paz por meio da força”, declarou Jones.

Mais do que um bombardeiro, o B-21Raider é uma plataforma adaptável para combater futuras ameaças, capaz de executar a missão de forma independente ou como um multiplicador de força operando de forma independente ou dentro de um sistema em rede. Com a produção e os testes progredindo, a Northrop Grumman segue confiante de que o B-21 Raider alcançará as suas metas de desempenho e acessibilidade, garantindo seu papel em futuras operações de combate.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login