Northrop Grumman concluiu testes do novo sistema de guerra eletrônica do F-16. A Northrop Grumman informou que o Conjunto Integrado de Guerra Eletrônica Viper (IVEWS) passou com sucesso pelos testes de voo de Avaliação Operacional nos caças F-16 da USAF, abrindo o caminho para sua produção e implantação.
Nos testes, o IVEWS foi exposto a simulações de ameaças modernas de radiofrequência (RF) em ambientes e condições realísticas. O sistema demonstrou total eficiência em um amplo espectro de ameaças guiadas por radar, fornecendo total proteção e maior consciência situacional em missões de combate.
O IVEWS também demonstrou perfeita interoperabilidade digital com o radar SABR da Northrop Grumman, garantindo alto desempenho e funções simultâneas de guerra eletrônica e seleção de alvos.
Os testes de voo foram realizados por dois F-16 Bloco 50 na Base Aérea de Eglin, na Flórida, e na Base Aérea de Nellis, em Nevada, com mais de 70 missões executadas, abrangendo diversos tipos de missões.
“A equipe realizou mais de 70 voos e mais de 100 horas de voo em um período de sete meses”, disse o Tenente-Coronel Christopher B. James, da USAF, Chefe Adjunto da Divisão de Programas do F-16 da USAF. “O sistema não só apresentou um bom desempenho, como também funcionou durante seu primeiro voo em duas aeronaves, o que é inédito para um sistema de guerra eletrônica complexo e totalmente integrado.”
“Esses testes de voo bem-sucedidos demonstraram a maturidade e a prontidão do IVEWS para proteger a frota de F-16 contra as ameaças de radiofrequência mais avançadas”, disse James Conroy, Vice-Presidente de Navegação, Alvos e Sobrevivência da Northrop Grumman. “Modernizando o Viper com os recursos de guerra eletrônica necessários para que ele permaneça letal e capaz de sobreviver por muitos anos.”
O IVEWS é uma solução totalmente digital baseada em design de sistemas de arquitetura aberta, operando em uma ampla gama de frequências com percepção espacial de 360 graus e geolocalização. Com este sistema, a Northrop Grumman mantém o compromisso com seus clientes globais na modernização de suas forças para enfrentar ameaças em evolução em ambientes eletromagnéticos complexos.
Fonte: Northrop Grumman
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO