

Northrop Grumman avança no projeto de desenvolvimento do E-130J TACAMO. A Northrop Grumman informou que o programa do futuro E-130J TACAMO da Marinha dos EUA está avançando com o uso de métodos de engenharia digital de última geração. Esta aeronave irá modernizar uma das plataformas de comunicação estratégica mais importantes dos Estados Unidos.
“Como contratante principal da aeronave NC3 E-130J da Marinha dos EUA, temos trabalhado desde o primeiro dia da adjudicação do contrato para impulsionar este importante programa. Hoje, atuamos em estreita parceria com a Marinha dos EUA, aplicando tecnologias digitais sem precedentes e alcançando marcos importantes do programa para projetar, construir, testar e sustentar rapidamente o E-130J, que modernizará a missão de dissuasão estratégica crítica TACAMO”, informou a NG em comunicado.

Em dezembro de 2024, a Northrop Grumman anunciou que foi selecionada pela Marinha dos Estados Unidos para fornecer as futuras aeronaves E-130J TACAMO (Take Charge and Move Out) de Comando, Controle e Comunicações Nucleares (NC3). A empresa irá liderar a integração dos sistemas de missão nas aeronaves C-130J-30 Super Hércules, que substituirão atual frota de E-6B Mercury (Boeing 707 modificados) em serviço desde o final da década de 1980.
A Northrop Grumman emprega modelagem avançada, tecnologias digitais e um projeto de desenvolvimento otimizado para reduzir riscos e acelerar os cronogramas. O programa é considerado um pilar central da estratégia de modernização da Marinha dos EUA no domínio da dissuasão estratégica. A empresa não divulga cronogramas de entrega, mas fontes familiarizadas com o programa dizem que os voos de testes serão iniciados em um futuro próximo.
Take Charge and Move Out (TACAMO)

Desde a Guerra Fria, aeronaves da US Navy desempenham a função de Posto de Comando Nacional Aerotransportado (ANCP – Airborne National Command Post). Uma das missões associadas é a TACAMO, onde as aeronaves atuam como pontes de comunicação entre a Autoridade de Comando Nacional (NCA) e a frota de submarinos balísticos da US Navy.
Essas aeronaves especiais transportam potentes transmissores VLF ligados à uma antena constituída por um longo cabo de arrasto retrátil com cerca de 11 km de extensão, capazes de transmitir e receber transmissões dos submarinos quando estão submergidos. As características eletromagnéticas e a alta potência, permitem que as ondas VLF penetrem profundamente nas águas oceânicas por onde transitam os submarinos.
As missões TACAMO são caracterizadas por muitas horas de voo sobre a mesma área de interesse (um submarino), onde a aeronave “puxa o longo cabo” mantendo curvas fechadas de elevado ângulo de inclinação.

A TACAMO é de responsabilidade da Ala de Comunicações Estratégicas 1 (SCW-1), composta por três Esquadrões Aéreos de Reconhecimento, o VQ-3 “Ironman”, o VQ-4 “Shadows” e o VQ-7 “Roughnecks”, sediados na Base Aérea da USAF de Tinker, Oklahoma.
De acordo com a Lockheed Martin, o E-130J será a 18ª variante do C-130 Hercules, entretanto não é a primeira vez que a missão TACAMO será realizada pelos icônicos quadrimotores. Iniciada na década de 1960, a missão TACAMO foi realizada por quatro EC-130G (C-130E), que posteriormente foram substituídos por dezoito EC-130Q (C-130H), também desativados.
Desde 1989, jatos E-6B Mercury (Boeing 707 modificados) atuam como ponte de retransmissão de comunicações e posto de comando estratégico aerotransportado. Ele fornece Comando Nuclear, Controle e Comunicações (NC3) aerotransportado para o Presidente, Secretário de Defesa e o Comando Estratégico dos EUA.
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