Northrop Grumman atualiza radares do F-16 da ANG. A USAF concluiu a instalação do radar Northrop Grumman Corporation AN/APG-83 Scalable Agile Beam Radar (SABR) nos Lockheed Martin F-16C/D da Air National Guard (ANG), que atendeu uma Necessidade Operacional Emergente Conjunta ou Joint Emergent Operational Need (JEON) solicitada pelo U.S. Northern Command. O SABR fornece aos pilotos de F-16 da ANG recursos de um radar de caça de 5ª geração.
A conclusão das atualizações do SABR nos F16 foi realizada na Base Aérea de Andrews.
“A conclusão dessas entregas destaca o compromisso contínuo da Northrop Grumman em colocar em campo rapidamente a capacidade de radar de 5ª geração na frota para combater e derrotar ameaças cada vez mais sofisticadas à nossa nação e seus aliados”, disse Mark Rossi, diretor de programas SABR da Northrop Grumman. “Por meio de nossa parceria contínua com a USAF, a Guarda Nacional Aérea e Reserva da Força Aérea, estamos fornecendo recursos aprimorados de radar com desenvolvimentos de software ágeis contínuos que manterão os pilotos à frente dos adversários nos próximos anos”.
Com esta atualização, o radar APG-83 SABR está voando agora operacionalmente em 72 F-16 de nove bases da Guarda Aérea Nacional dos EUA em todo o país. A Northrop Grumman fornece o radar de controle de fogo SABR APG-83 Active Electronically Scanned Array (AESA) para o F-16, com recursos avançados derivados da família Northrop Grumman de radares AESA de 5ª geração.
A maior largura de banda, velocidade e agilidade do APG-83 permite que o F-16 detecte, rastreie e identifique um maior número de alvos mais rapidamente e em distâncias ainda maiores. Além disso, possui mapeamento de abertura sintética de alta resolução para todos os climas, que apresenta ao piloto uma grande imagem da superfície do terreno visando dar-lhe uma melhor identificação da área de ataque.
@CAS