Northrop Grumman apresentou o primeiro MQ-4C Triton da Austrália. A Northrop Grumman apresentou ontem (14/09), o primeiro UAS MQ-4C Triton da Força Aérea Real Australiana (RAAF), em cerimônia realizada nas instalações de Palmdale, Califórnia.
“Hoje é um marco significativo para a Austrália e o programa MQ-4C Triton. À medida que nos preparamos para a integração final do sistema e teste de voo, estamos um passo mais perto de entregar essa extraordinária capacidade naval para a Austrália”, disse Tom Jones, Vice-Presidente Corporativo e Presidente da Northrop Grumman Aeronautics Systems.
Em março de 2014, o governo australiano anunciou a aquisição de um lote de Unmanned Aerial System (UAS) MQ-4C Triton. A quantidade de aeronaves não foi oficialmente especificada, porém mas especialistas estimam que o contrato envolve seis MQ-4C.
“O Triton fornecerá à Força Aérea Real Australiana uma capacidade sem precedentes de vigilância e proteção naval. Ele atuará ao lado do P-8A Poseidon, permitindo cobrir áreas significativas à grandes distâncias, especialmente por sua alta capacidade de permanecer no ar por mais tempo do que uma aeronave convencional”, disse o Marechal do Ar Robert Chipman, Chefe da RAAF.
Juntamente com os quatro Gulfstream Aerospace MC-55A Peregrine adquiridos pela Austrália, o MQ-4C Triton substituirá os dois AP-3C ainda ativos na função ELINT/SIGINT. O Peregrine e o Triton fortalecerão as missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) da RAAF.
A Northrop Grumman iniciou a construção do primeiro Triton da RAAF (matrícula A57-001) em outubro de 2020. A previsão é que a primeira aeronave seja finalizada em 2023, e sua entrega ocorra no ano seguinte. Estima-se que até 2025 todas aeronaves estejam operando a partir da Base Aérea RAAF de Edimburgo, no estado de South Australia.
Fonte: Northrop Grumman
@FFO