Entre os dias 17 e 21 de agosto, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD – North American Aerospace Defense Command ), conduzirá um exercício de defesa aérea na região entre o Mar de Beaufort até Thule, na Groenlândia. Participarão da operação a Royal Canadian Air Force (RCAF) e a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
A RCAF participará do exercício com caças CF-18 Hornet, Lockheed CP-140 Aurora de patrulha marítima e um Airbus CC-150 Polaris de reabastecimento em voo. A USAF enviará caças F-15C Eagle, reabastecedores Douglas KC-10A e os Lockheed C-17A de transporte. O exercício terá como base a 4 Wing Cold Lake, em Alberta e o Aeroporto de Yellowknife, nos Territórios do Noroeste.
Há mais de 60 anos, o NORAD atua na proteção do espaço aéreo da América do Norte, identificando e interceptando ameaças em potencial, por meio das ações de Alerta de Reação Rápida (QRA – Quick Reaction Alert). Além do espaço aéreo, o órgão controla as vias navegáveis internas e marítimas. Exercícios são realizados rotineiramente para aprimorar as ações conjuntas entre as forças armadas canadenses e americanas, além de aliados no Ártico.
@FFO