• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

NORAD detecta aviões militares russos próximos do Alasca

20 de setembro de 2024
NORAD detecta aviões militares russos próximos do Alasca (Foto: MD Russia).
NORAD detecta aviões militares russos próximos do Alasca (Foto: MD Russia).

NORAD detecta aviões militares russos próximos do Alasca. Pela quarta vez em menos de uma semana, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD), rastreou aeronaves militares russas operando na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) do Alasca. O NORAD é um comando conjunto dos EUA e do Canadá responsável pela defesa dos seus espaços aéreos.

Na sexta-feira (13), o NORAD anunciou a detecção de duas aeronaves Tu-142MK (designação OTAN “Bear F”) de patrulha marítima da Aviação Naval da Marinha Russa. Já no sábado (14) e no domingo (15) foram detectados dois Il-38 (designação OTAN “May”) destinados à missões de patrulha marítima e guerra antissubmarino (ASW).

Em comunicado, o NORAD declara que trata estas atividades como uma ocorrência regular, e não uma ameaça em potencial. “Uma ADIZ começa onde o espaço aéreo soberano termina e é um considerado espaço aéreo internacional que requer a pronta identificação de todas as aeronaves de interesse da segurança nacional”, informou a nota.

O aumento dessas ocorrências ocorre no âmbito do “Ocean 2024”, um exercício binacional realizado na região do Pacífico, que envolve militares, meios aéreos e navais das Forças Armadas Russas e do Exército de Libertação do Povo Chinês (ELP). Para o Ocean-2024 o Comando da Frota do Pacífico da Aviação Naval Russa destacou oito aeronaves de patrulha marítima e guerra antissubmarino Tu-142/Il-38.

Embora o NORAD indique que não é a primeira vez que aviões russos entrem na ADIZ do Alasca, há indicações de Oficiais da USAF sobre o aumento dessas patrulhas de longo alcance. A situação se torna mais relevante quando envolve a aviação militar chinesa, como aconteceu no final de julho, quando uma patrulha combinada de bombardeiros Tu-95MS da Rússia e H-6K da China foi interceptada e escoltada por caças F-16 e F-35A da USAF e CF-18 da Força Aérea Real Canadense.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login