Neste dia 23 de outubro de 2020, o grande destaque da cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira, realizada na Ala 1 – Base Aérea de Brasília, foi a apresentação oficial do primeiro Saab JAS 39E Gripen brasileiro.
O F-39E FAB 4100 chegou a Brasília no sábado – 17 de outubro, vindo da planta da Embraer em Gavião Peixoto/SP, na ala de F-5FM FAB 4808 do 1º GAVCA. Antes do pouso em Brasília, as aeronaves com call-sing JAmbock 01 e 02 (Gripen), fizeram um voo foto sobre a capital federal. Voo que se repetiu no dia 20 de outubro, desta vez com o apoio de um H-60L, para tomadas de vídeo e fotos.
Na cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Sr Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro; do Ministro da Defesa, General Fernando Azevedo e Silva; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Motetti Bermudez; da Embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brosmar-Skoogh; do Comandante da Força Aérea Sueca, Major General Carl-Johan Edström; do Presidente do Conselho de Administração da Saab, Marcus Wallenberg e do Presidente e CEO da Saab, Micael Johansson.
Durante o evento, que também contou com um apresentação dos A-29 do EDA, o F-39E fez algumas passagens, usando o Call-sing “Jaguar 02”. Foi a primeira vez que um Gripen usou o código do 1º Grupo de Defesa Aérea, unidade que será a primeira a operar o novo caça da FAB a partir do final de 2021. O 4100 foi novamente comandando pelo Piloto Chefe de Testes da Saab Marcus Wandt.
Após a imposição das medalhas da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), o F-39 realizou sua passagem final e pousou sendo apresentado oficialmente aos convidados. O ápice da cerimônia foi o batimo, com espumante, feito pelo Preseidente Jair Bolsonaro e o Ten-Brig. do Ar Bermudez, que desejaram toda a sorte ao novo caça da FAB.
O Tenente-Brigadeiro Bermudez, destacou que o novo caça está cada vez mais próximo do início da sua operação pela FAB.
”O desenvolvimento e a fabricação do smart fighter – o caça inteligente – também vêm sendo acompanhados de perto pelos integrantes da Força e envolvem profissionais de diversas empresas brasileiras. Este 23 de outubro de 2020, portanto, é ainda mais especial, pois contamos com a apresentação oficial do primeiro F-39 Gripen a chegar ao Brasil”.
“É uma grande honra ver o Gripen na cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira. Acredito que não há ocasião mais representativa para essa apresentação, pois, certamente, significa muito para todos os aviadores brasileiros ter a aeronave voando nos céus do País. Esse é o resultado de uma colaboração real entre Brasil e Suécia, e uma grande oportunidade para estreitar ainda mais os laços entre os países”, disse Micael Johansson, CEO e presidente da Saab.
O F-39 4100, o primeiro Gripen E da FAB, chegou ao Brasil no dia 20 de setembro por via marítima no porto de Navegantes/SC, sendo transladado em voo para a planta da Embraer em GPX no dia 24 de setembro. A partir de outubro, iniciaram os voos de ensaio a partir de GPX.
Mais fotos da apresentação do Saab F-39E Gripen em Brasilia – Ala 2, durante a Cerimônia do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Fotos: Isac Nóbrega – Presidência da República.
Vídeo Oficial do dia do Aviador 2020 – Força Aérea Brasileira
Originally tweeted by Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) on 23 de October de 2020.