Nigéria recuperou Dornier 228 parado há mais de duas décadas. O 431º Grupo de Engenharia da Força Aérea Nigeriana (NAF) recuperou um bimotor Dornier 228 que estava fora de serviço a cerca de 23 anos. Originalmente pertencente ao extinto Ministério de Minas, Energia e Aço, a aeronave estava desde 2001 armazenada em um hangar em Kaduna.
Após a transferência para a NAF, o 431 Engr Gp assumiu os trabalhos de recuperação do Do228-202 (matrícula civil 5N-MPS), o qual acumulava apenas 1.081 horas de voo totais quando foi parada. O processo de reativação levou três meses, realizado entre junho e setembro do ano passado.
Com a matrícula militar NAF-039, o “novo” Dornier 228 foi recentemente disponibilizado para a frota operacional da Força Aérea, reforçando as suas capacidades de transporte tático leve de tropas e cargas. Atualmente a NAF possui cerca de meia dúzia desses bimotores em operação.
O Do228 é uma aeronave de transporte leve multifuncional projetada pela empresa alemã Dornier GmbH para operações em pistas curtas e não preparadas. Sua capacidade permite que seja utilizado em missões de vigilância marítima, reconhecimento aéreo, busca e salvamento, evacuação aeromédicas, transporte de autoridades, entre outras missões de apoio logístico. Atualmente o Do228 é produzido sob licença pela indiana Hindustan Aeronautics Ltd (HAL), que também fornece todas as fuselagens para as unidades da RUAG e, posteriormente para a General Atomics Aerotech, atual OEM do Do228.
@FFO