Nigéria recebeu os últimos Diamont DA62 MPP. A Força Aérea Nigeriana (NAF) recebeu as duas últimas de quatro aeronaves de missão especial DA 62 MPP compradas da empresa austríaca Diamont Aircraft. As aeronaves chegaram ao país africano na semana passada, e fora recebidas hoje (11/10) em uma cerimônia realizada na Base Aérea de Ilorin, estado de Kwara, oeste do país.
A frota de DA62 MPP da NAF agora conta com quatro aeronaves, matriculadas NAF 260 e NAF 261 (recebidas em maio deste ano) e NAF 262 e NAF 263 (recebidos em 06/10). Essas aeronaves fazem parte dos esforços do governo da Nigéria para a capacitação da frota de aeronaves ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento).
A fabricante informa que os Diamont DA62 MPP tem entre as suas principais características o baixo custo operacional e a grande autonomia (até dez horas de voo), graças aos seus dois econômicos motores Austro Engine AE330 de 180HP cada, que funcionam com querosene de aviação (JET A1) ou diesel de aviação. A fuselagem é composta com fibra de carbono resistente à corrosão, mesmo operando em ambientes marítimos.
Equipado com uma cabine no conceito “glass cockpit” com aviônicos no padrão Garmin G1000 NXi, o DA 62 MPP conta com uma série de avançados sensores de missão ISR embarcados, como câmeras eletro-ópticas/infravermelhas, radares terrestres e marítimos, sistemas de comunicações segura, sensores laser e câmeras digitais de grande formato, entre outros. Além disso ela tem baixa assinatura de ruído, pois está equipada com um sistema especial refrigeração e abafamento no escapamento de gases do motor.
Sua capacidade para operar em regiões remotas, com pouca insfra-estrutura em solo, tornam o DA62 MPP uma plataforma ideal para missões de monitoramento de atividades ilegais de abastecimento de petróleo na região do Delta do Níger e patrulhas de fronteira.
Além disso, a NAF atua ativamente em operações contra terroristas do Boko Haram na região nordeste do país. Os recursos de ISR do Diamond DA62 MPP serão valiosos no apoio a essas operações, fornecendo dados de inteligência em tempo real para as tropas terrestres e ajudando a localizar e neutralizar esconderijos terroristas.
@FFO