A Agência de Segurança e Administração Marítima da Nigéria (NIMASA) recebeu dois helicópteros Leonardo AW109, que serão usados como parte do projeto de proteção marítima Deep Blue. As aeronaves chegaram ao país por via marítima no último dia 28 de março, e seguirão para montagem e voos de experiências.
Os novos AW109 nigerianos foram vistos nas inatalações da Leonardo Helicpoters, na Itália, em novembro do ano passado. Um deles foi identificado e fotografado com a matrícula de testes CSX81999 (c/n 22425).
Com um orçamento estimado de US$ 195 milhões, o Governo da Nigéria está implementando o projeto Deep Blue, cujo objetivo é combater a pesca ilegal, terrorismo, roubo de petróleo, imigração ilegal, contrabando e pirataria na sua Zona Econômica Exclusiva, Golfo da Guiné e áreas costeiras.
Para atuar no Deep Blue, uma grande frota está sendo composta, envolvendo dois navios para missões especiais, 17 barcos interceptadores rápidos, duas aeronaves CJ3, dois helicópteros AW109, quatro veículos aéreos não tripulados RemoEye 002B e 16 veículos terrestres blindados. A empresa israelense Blue Octagon está terceirizando parte do hardware do Deep Blue, que também inclui um centro de comando, controle, comunicação e informação (C4I), que desde agosto de 2019 opera 24 horas por dia na base da Nimasa em Kirikiri, Lagos.
@FFO