Nigéria quer aeronave C295W da Airbus. A Força Aérea da Nigéria manifestou interesse em adquirir novas aeronaves da Airbus e manteve discussões com o embaixador espanhol na Nigéria sobre este e outros assuntos. O Chefe do Estado-Maior Aéreo (CAS – Chief of Air Staff), Marechal do Ar Oladayo Amao, disse que a Força Aérea da Nigéria (NAF – Nigerian Air Force) está procurando uma parceria com o governo espanhol para a aquisição de aeronaves, bem como treinamento, realização de operações aéreas, compartilhamento de dados de inteligência e desenvolvimento de capacidade em análise de imagens.
O Marechal Amao recebeu no dia 23 de março o embaixador espanhol na Nigéria, Juan Ignacio Sell, na sede da NAF em Abuja. Amao disse que uma parceria com uma nação desenvolvida como a Espanha permitiria ao NAF aproveitar as inúmeras competências tecnológicas disponíveis para enfrentar alguns dos desafios técnicos que o serviço enfrenta atualmente, especialmente na coleta de inteligência.
Amao afirmou que a NAF e a Airbus na Espanha estão atualmente em negociações para explorar oportunidades que possam estar disponíveis para a NAF explorar, tudo com a esperança de aumentar a frota da NAF. “Se nossa interface com a Airbus da Espanha for algo a se seguir, espero que o resultado ajude bastante a agregar valor aos nossos esforços atuais em todos os nossos teatros de operação”, disse ele.
Em 2016, a Nigéria manifestou interesse em adquirir transportes leves C295W da Airbus, com uma delegação tendo visitado a Nigéria em outubro. Em outubro de 2019, o então Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Air Marshal Sadique Abubakar, recebeu executivos da Airbus que estavam fazendo uma visita de cortesia à Nigéria. Os executivos da Airbus fizeram apresentações sobre as aeronaves da Airbus.
A proposta de orçamento de defesa da Nigéria para 2022 inclui financiamento para a aquisição de uma nova aeronave de transporte e financiamento contínuo para caças JF-17 e helicópteros. O financiamento inicial é de N10,86 bilhões (US$ 26,4 milhões) está listado no orçamento para adquirir duas novas aeronaves King Air 360, em parte, para substituir o King Air 350 que caiu em fevereiro de 2021.
O orçamento do ano fiscal de 2022 também inclui N833,23 milhões em pagamentos de saldo para a aquisição de três caças JF-17 Thunder com cápsulas de mira do Paquistão; N1,03 bilhão em pagamentos de saldo de dois helicópteros AW109 Trekker da Leonardo e N2,93 bilhões em pagamento parcial pela reativação de dois helicópteros H215 da Airbus.
@CAS