Nigéria fabricará aeronaves monomotoras da Magnus. O governo da Nigéria alocou US$ 5 milhões para abrir uma linha de montagem local para aeronaves leves húngaras da Magnus Aircraft no Colégio Nigeriano de Tecnologia de Aviação. É a materialização de um projeto assinado em maio do ano passado.
A informação foi revelada pelo ministro da Aviação, Hadi Sirika, a 18 de janeiro. “Estou feliz em anunciar que hoje torna-se realidade um projeto importante. Iremos de fato montar as aeronaves Magnus e continuaremos a fazê-lo em um futuro não muito distante pela graça de Deus; a indústria da aviação civil começará a fabricar aeronaves aqui mesmo no país”.
As duas primeiras aeronaves estão planejadas para serem concluídas até maio em Zaria, no estado de Kaduna. A Nigéria montará Magnus Fusion UL (treinamento) e o Sentinel (ISR) localmente. O acordo para a montagem e venda de aeronaves da Magnus com o Nigerian College of Aviation Technology foi assinado em maio de 2022. “Acho que a Força Aérea da Nigéria e as forças aéreas da região ficarão interessadas e entusiasmadas com esse desenvolvimento; estamos assumindo a liderança na aviação civil”, disse Sirika.
O acordo com a Magnus tem raízes em 2021, quando a empresa expressou sua vontade de trabalhar com a Nigéria. Em agosto daquele ano, uma delegação nigeriana visitou as instalações da Magnus Aircraft na Hungria. A Força Aérea da Nigéria também receberá três aeronaves de ataque de vigilância Magnus MF-212 ISR.
@CAS