Em março de 2019, o Governo da Nigéria assinou contrato para aquisição de três caças paquistaneses PAC JF-17 Thunder Bloco II, para avaliação e testes da sua força aérea. As aeronaves já estão em fase final de produção, e a entrega está programada para novembro deste ano.
Recentemente o blog de notícias Positive Paknews, do Paquistão, relatou que o país africano estaria negociando um novo lote de caças produzidos pela PAC – Pakistan Aeronautical Complex. As informações não oficiais, são bastante imprecisas quanto aos números, que envolveriam algo entre sete e 40 caças Thunder, juntamente com um lote de mísseis BVR SD-10, bombas de precisão e pods de mira.
Caso a PAC realmente consiga concretizar a venda desses aviões, poderá gerar interesse de potenciais operadores estrangeiros, fomentando ainda mais a forte e tradicional disputa regional com a indústria aeronáutica da Índia.
O JF-17 Thunder é um aeronave monomotor, de velocidade supersônica de até Mach 1.6, e um raio de combate aproximado de 1.200 quilômetros (sem reabastecimento). Foi projetado para missões de reconhecimento, ataque ao solo e interceptação aérea. Já demonstraram interesse pelo Thunder a Argélia, Azerbaijão, Bangladesh, Egito, Irã, Líbano, Malásia, Marrocos, Miamar, Sri Lanka, Sudão e Zimbábue.
@FFO