Nigéria compra jatos M-346 e helicópteros AW109 da Leonardo. O governo da Nigéria adquiriu da fabricante italiana Leonardo, 24 jatos de ataque M-346 Fighter Ground Attack (FGA) e 10 helicópteros AW109 Trekker. As novas aeronaves serão incorporadas pela Força Aérea Nigeriana (NAF) como parte do processo de modernização da frota, informou o Comodoro do Ar Olusola Akinboyewa, porta-voz da NAF.
A informação foi divulgada no domingo (13/10), após uma comitiva nigeriana, liderada pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (CAS), Marechal do Ar Hasan Abubakar, concluir a visita à sede da Leonardo na Itália.
De acordo com a informação, pelo menos três jatos M-346 FGA serão entregues em 2025, enquanto as entregas dos 21 restantes continuarão até meados de 2026. Os dez helicópteros AW109 Trekker encomendados para a NAF tem entrega prevista para o início de 2026.
Durante a visita, o Marechal Abubakar enfatizou a importância de estabelecer na Nigéria, um centro de manutenção para fornecer suporte de longo prazo para a frota M-346 FGA. Ele também recomendou a criação de um Escritório de Gerenciamento de Programas para supervisionar e garantir uma implementação tranquila do projeto.
“Como parte da visita, a Leonardo Aircraft Division fez uma exibição aérea para mostrar o desempenho do M-346 e destacar seus recursos avançados. Capaz de missões ar-ar e ar-solo, o M-346 fortalecerá significativamente as capacidades de combate aéreo da Nigéria. Por sua vez, o AW109 reforçará funções de suporte de combate, como Busca e Resgate de Combate (CSAR), transporte aéreo tático e Evacuação Médica (MEDEVAC), entre outros”, informou a NAF em nota.
As aquisições são etapas importantes para a renovação da frota da NAF, uma vez que o país enfrenta frequentes desafios de segurança, principalmente de ataques de insurgentes armados na região noroeste e de grupos de terroristas islâmicos do Boko Haram no nordeste.
@FFO