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Nigéria coloca à venda diversas aeronaves, entre elas um lote de MiG-21 Fishbed

6 de janeiro de 2021
Os MiG-21 nigerianos foram adquiridos da extinta URSS na década de 1970 e 1980 (Foto: Trade-A-Plane).

Recentemente a Força Aérea da Nigéria (NAF) colocou à venda uma série de aeronaves se uso, entre elas um lote com 20 caças MiG-21, três Lockheed C-130H Hércules entre outras.

Os MiG-21 e os C-130H foram anunciados pelo site de vendas de aeronaves Trade-A-Plane, dos EUA. O lote dos caças Mig-21 está composto por cinco unidades da versão MiG-21MF monoplace, quatro MiG-21UM biplace, onze MiG-21BIS monoplace, além de 15 motores novos e um estoque de peças sobressalentes. O anúncio salienta que as aeronaves não serão vendidas individualmente.

Essas aeronaves estão entre as adquiridas em dois lotes pelo Governo da Nigéria da extinta União Soviética (URSS). Em 1975 a NAF adquiriu o primeiro lote com 25 MiG-21MF e seis MiG-21UM, e em meado da década de 1980, um segundo lote foi comprado com 13 MiG-21BIS e dois MiG-21UM.

Os três C-130H da Nigéria oferecidos à venda, estão fora de serviço há décadas, armazenados ao ar livre sem diversas partes (Foto: Trade-A-Plane).

Os três C-130H postos à venda (912, 915 e 916), estão há muitos anos fora de serviço e armazenados sob as intempéries do clima, e com muitas partes removidas. Possivelmente essas aeronaves serviram como fonte de peças para a frota operacional de C-130 que a Força Aérea recentemente reformou.

Outra aeronave oferecida à venda é o jato executivo Hawker 4000, prefixo 5N-FGX, fabricado em 2012 e usado pelo Governo da Nigéria como aeronave VIP. A aeronave está armazenada no hangar da Frota Aérea Presidencial, localizado no Aeroporto Internacional Nnamdi Azikiwe, em Abuja.

O jato executivo Hawker 4000, 5N-FGX, era usado pelas autoridades nigerianas e está posto à venda (Foto: Aircraft.com).

Nos anos 1980 a NAF tinha quase uma frota com aproximadamente uma centena de aeronaves operacionais, sendo uma das maiores do continente ao lado da África do Sul. Os sucessivos golpes de estado, colapsaram a economia e infraestrutura do país entre o final da década de 1980 e os anos 1990. A falta de manutenção mínima, forçaram a paralisação de grande parte da frota, e muitos foram armazenados ao ar livre, incluindo os Mig-21 e alguns C-130 Hércules.

@FFO

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